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Formaggio garante renda de pequeno produtor

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/04/2020

3 MIN DE LEITURA

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O surto viral vem impactando negativamente em diversos segmentos. E as empresas do setor gastronômico que têm oportunidade, estão buscando soluções para driblar e sobreviver à crise.

A Formaggio Mineiro – marca pioneira em pão de queijo gourmet no Brasil, com fábrica em São Paulo e cinco lojas próprias na capital paulista – semanalmente cria novas estratégias para promover o consumo e suportar o período com as portas abertas.

Em meio à quarentena, os empresários mineiros Mirany Soares e Marcello Lage, sócios da Formaggio Mineiro, alugaram um carro maior e pegaram a estrada de São Paulo até Ouro Preto, região Central de Minas Gerais, para buscar 432 kg de goiabada na folha de bananeira.

O produto já é tradição nas lojas da fábrica, mas neste ano, a remessa foi antecipada a pedido da Dona Leninha, que produz artesanalmente a goiabada há mais de 20 anos em seu sítio com o auxílio do esposo.

“Normalmente somos nós que ligamos para saber dela quando podemos retirar a goiabada. Mas neste mês, ela nos contatou e percebemos que algo estava errado. Ela contou que a grande maioria dos clientes locais estavam fechados e, portanto, não teria para quem Dona Leninha fornecer toda a sua produção. Não pensamos uma vez sequer em nos organizar para ajudá-la”, conta Mirany.

Foram a Ouro Preto e trouxeram 100% da produção da goiabada, um total de 432 kg, que serão distribuídos em cinco lojas da fábrica Formaggio Mineiro. Marcello Lage explica que a goiabada da Dona Leninha é aquela feita com goiaba de verdade, colhida diretamente do pé, no tempo certo e sem agrotóxicos, cozida no tacho de cobre, maturada entre seis meses e dois anos, e com pouquíssimo açúcar.

“Para o nosso consumidor que ama e todo ano pede mais, está sendo ótimo. Ou seja, além de beneficiar o pequeno produtor, valeu muito todo o esforço para buscar um produto tão diferenciado que agrada nosso cliente”, acrescenta. O preço nas lojas é R$ 4,90 para cada 100 gramas.

Desde março, a Formaggio Mineiro vem criando novas estratégias semanais para combater a crise econômica e manter a equipe de profissionais intacta – em torno de 50 pessoas -, além de parceiros e fornecedores. Um planejamento que tem dado certo e, não somente evitou demissões, mas também gerou novos empregos com a implantação do sistema próprio de delivery.

“Lançamos a Formaggio Kids, com atividades para as crianças, como desenho para colorir, caça palavras e jogo dos sete erros, todos gratuitos e enviados juntamente com as entregas para as famílias, além de serem disponibilizados no site e redes sociais da marca. Fizemos uma superpromoção de queijo meia cura que esgotou mais de meia tonelada em quatro horas nas lojas”, pontua Mirany.

A empresa também lançou opções de produtos mais rápidos para serem feitos em casa, Formaggio Mineiro Pré-assado e congelado. A novidade é apresentada nos sabores Tradicional, Multigrãos e Gorgonzola, em embalagens de 1kg e preço especial de lançamento. Os pães assam em 5 minutos e podem inspirar novas receitas com combinações diversas para rechear.

Linha do tempo

A Formaggio Mineiro está no mercado desde 2010, quando deu início à produção do pão de queijo gourmet com a primeira grande “fornada” da versão tradicional. O único pão de queijo do Brasil elaborado com 40% de queijo puro em sua composição – canastra e parmesão – e sem fécula de mandioca, resultando em muito mais sabor e consistência ímpar, feito com zero por cento de gordura trans e sem glúten.

Depois, utilizando a massa do pão de queijo gourmet, a Formaggio Mineiro lançou: pão de queijo multigrãos – produzido com linhaça, gergelim, quinoa e semente de girassol -; waffle de pão de queijo – único com massa de pão de queijo e sem glúten -, pão de queijo de gorgonzola, pão de queijo de chocolate belga, além da chipa três queijos – com provolone, parmesão e mussarela.

Em 2020, a empresa está comemorando 10 anos de atuação no mercado, tendo conquistado clientes em todo o Brasil, não somente em São Paulo, mas também no Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiânia, Bahia, Fortaleza, Mato Grosso, Espírito Santo, Maranhão e Manaus.

As informações são do Diário do Comércio.

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