O Food Union Group, com sede na Letônia, é um grupo global de produção e distribuição de laticínios que lançou recentemente mais de 100 novos sorvetes em toda a Europa.
A empresa usa pesquisas sensoriais e comportamentais para identificar as demandas dos consumidores e direcionar o desenvolvimento de seus produtos.
Normunds Stanevics, CEO do Food Union Group, e Ieva Razinska, gerente de marketing da Food Union da Letônia, recentemente compartilharam suas tendências e intuições de sabores de sorvetes, que eles acreditam que refletirão os desejos dos consumidores por sabores nostálgicos, bem como novos sabores e opções mais conscientes sobre saúde.
Os consumidores em todo o mundo estão enfrentando mudanças significativas em seus estilos de vida. Muitas pessoas estão passando mais tempo dentro de casa. Apesar dos consumidores se abrigarem em ambientes fechados por longos períodos, as vendas de sorvete continuam aumentando.
O Ice Cream Competence Center da Food Union monitora as mudanças dos consumidores com pesquisadores na Letônia e em oito outros países, estudando tendências culturais e comportamentais. Essa pesquisa descobriu que os consumidores estão procurando conforto durante a pandemia global.
“Durante este período em que a vida está perturbada, os consumidores procuram alimentos e sabores que proporcionam conforto emocional, fazendo com que se sintam mimados, recordando a infância”, disse Stanevics.
Razinska acrescentou: “Os consumidores de hoje ainda amam os sabores tradicionais como baunilha e chocolate, mas também estamos descobrindo novos comportamentos e preferências em nossa pesquisa, mostrando que os consumidores estão mais abertos à experimentação. Eles estão procurando novas experiências sensoriais em maior número. E os consumidores mais aventureiros querem experimentar sabores novos, surpreendentes e inesperados. Usamos essas percepções de nossa pesquisa para entregar inovação focada no consumidor. ”
Ela disse que os novos consumidores dispostos a ultrapassar seus limites vão experimentar novos sabores intrigantes que oferecem perturbações sensoriais e visuais, como misturas de doces e salgados com vegetais, batatas fritas ou outros petiscos salgados. Outros sabores únicos incluem a sensação agridoce do chocolate Ruby, sabores de inspiração japonesa como matcha e mochi, ou mesmo cânhamo e óleo de CBD.
O compromisso com a aquisição de ingredientes locais está na linha de frente da inovação em sorvetes da Food Union, pois os consumidores desejam experimentar sabores que conhecem e amam. Por exemplo, a empresa norueguesa de sorvetes Isbjørn Is incorporará amoras silvestres nórdicas e groselhas.
Stanevics também disse que o gosto do consumidor por tendências e sabores de sorvete varia de acordo com a estação e o ano.
“No verão, o consumidor procura produtos refrescantes à base de água, como sorvete com frutas cítricas e frutas vermelhas. No inverno, há maior demanda por sabores chocolate ou nozes. ”
A Food Union disse que conforme as pessoas começam a sair mais de casa, muitos consumidores experimentam um "despertar sensorial". Além disso, a medida que os consumidores passam mais tempo fora, na natureza, novos ingredientes para sorvete podem incluir vegetais aromáticos naturais e especiarias com notas quentes, como cardamomo e canela. Os consumidores também desejam opções naturais que beneficiem suas necessidades gerais de saúde e bem-estar. A canela também é conhecida por sua qualidade de aumento de imunidade.
De acordo com Razinska, as principais áreas de foco da Food Union para a inovação em sorvetes em 2021 e além, também serão desenvolver produtos à base de plantas e flexitarianos, bem como produtos que usam menos açúcar sem comprometer os sabores indulgentes.
“Há uma forte demanda por alternativas mais saudáveis e alternativas baseadas em plantas. Descobrimos que todos os sabores em laticínios também podem ser feitos à base de vegetais quando combinados com o ingrediente não lácteo ideal, então há opções deliciosas e sem culpa para todos”, disse Razinska.
A empresa também trabalhará em embalagens sustentáveis para reduzir a pegada ambiental de seus produtos, bem como atualizações de cones, copos de wafer e novos produtos de dose única em formatos e tamanhos inesperados.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela equipe do MilkPoint.