A gigante do setor de lácteos, a cooperativa neozelandesa Fonterra, que controla quase 40% do comércio internacional de leites em pó e outras commodities lácteas, disse que mais de 80% de seus grandes clientes já se registraram para o comércio de produtos via internet, segundo informações da NZPA. A Fonterra lançará uma plataforma de comércio online, a globalDairyTrade, em menos de seis semanas (veja artigo relacionado).
A cooperativa disse que a maioria de seus grandes clientes de leite em pó integral já se registrou para usar o website. A intenção de comercializar produtos via internet foi anunciada em abril, como resposta à maior volatilidade de preços nos mercados internacionais.
A Fonterra não foi capaz de aproveitar todas as vantagens dos aumentos nos preços das commodities no verão passado porque grande parte de sua produção já estava comprometida em vendas antecipadas a preços menores.
Historicamente, a Fonterra tem negociado, principalmente, diretamente com os clientes com contratos de até um ano, mas o sistema pode não reagir rapidamente às mudanças dramáticas vistas nos mercados internacionais de lácteos.
"Os mercados têm mudado, fundamentalmente mudado em termos de dinâmicas de ofertas e demandas", disse o diretor e gerente de comércio global da Fonterra, Kevin Wickham.
O interesse inicial tem sido "no geral, extremamente positivo" e mais de 100 clientes já participaram de tutoriais online para se preparar para o lançamento em julho.
A cooperativa espera que cerca de NZ$ 1 bilhão (US$ 787,18 milhões) em leite em pó integral seja comercializado eletronicamente no primeiro ano, com outros grupos de commodities adicionados depois. O sistema de vendas online pretende determinar um preço de referência para as commodities lácteas, vendendo até 20% das commodities lácteas da Nova Zelândia.
Em 29/05/08 - 1 Dólar Neozelandês = US$ 0,78718
1,27036 Dólar Neozelandês = US$ 1 (Fonte: Oanda.com).
Fonterra: vendas pela internet têm boa aceitação
A gigante do setor de lácteos, a cooperativa neozelandesa Fonterra, que controla quase 40% do comércio internacional de leites em pó e outras commodities lácteas, disse que mais de 80% de seus grandes clientes já se registraram para o comércio de produtos via internet.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.