Philip Turner, da Fonterra (Nova Zelândia), abordou o tema " Situação e Perspectivas das Negociações Multilaterais de Lácteos" no 9o Congresso Pan-Americano de Leite. Ele afirmou que provavelmente no início de agosto haverá alguma definição no processo da Rodada de Doha. Para ele, as perspectivas não são boas, podendo haver um fracasso.
"Há pouco tempo disponível e, se não houver um acordo até esse período, provavelmente a Rodad será "congelada" por mais dois ou três anos", informa. Apesar desse cenário de incerteza, Turner acredita, porém, que as negociações estão "cerca de 70% no rumo certo".
Ele enfatiza a importância da eliminação dos subsídios à exportação até 2013, e que a maioria dos agentes de mercado acredita que esses subsídios desapareceriam até 2010. Turner acredita que as tarifas de acesso aos mercados da União Européia deveriam ser reduzidas em no mínimo 69%. "Nada abaixo disso impactaria positivamente no mercado mundial", prevê.
Quanto ao apoio interno, os EUA também devem aplicar uma política dura para que haja impacto no mercado mundial. "Isso tem progredido muito, mas ainda não chegamos lá", afirma. Fonte: MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.