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Fonterra reduz a faixa de preço do leite ao produtor e atualiza o desempenho do primeiro trimestre

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/12/2020

4 MIN DE LEITURA

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O Fonterra Co-operative Group Limited reduziu sua previsão para 2020/21 da faixa de preços do leite no ao produtor (Farmgate), relatou um início sólido para o ano financeiro de 2021 e reconfirmou sua previsão de previsão de lucros.

O CEO da Fonterra, Miles Hurrell, disse que como resultado da forte demanda por laticínios da Nova Zelândia, a cooperativa diminuiu e elevou o limite inferior da faixa de preço do leite de NZ $ 6,30 - NZ $ 7,30 por kgMS (US $ 4,42- US$ 5,12) para NZ $ 6,70 - NZ$ 7,30 (US $ 4,70- US$ 5,12) por kgMS - equivalente a NZ$ 0,55 a NZ$ 0,60 (US$ 0,39 a US$ 0,42) por quilo de leite.

“A China continua se recuperando bem da Covid-19 e isso se reflete nos recentes leilões da Global Dairy Trade (GDT) com forte demanda dos compradores chineses, especialmente de leite em pó integral, que é um fator chave para o preço do leite. O impacto da pandemia continua afetando globalmente e continuamos de olho no aumento da produção de leite no Hemisfério Norte e do dólar da Nova Zelândia.”

“No entanto, contratamos uma boa proporção de nossa carteira de vendas para esta época da temporada, o que nos deu a confiança para estreitar e elevar o limite inferior da faixa de preço do leite Farmgate.”

Segundo Hurrell, a cooperativa continuou progredindo na implementação de sua estratégia e teve um início sólido no primeiro trimestre, entregando lucro total normalizado do grupo antes de juros e impostos (EBIT) de NZ $ 250 milhões (US $ 175,5 milhões), um aumento de NZ $ 72 milhões (US $ 50,6 milhões) com relação ao ano passado.

“Apesar das constantes interrupções do mercado por causa da Covid-19, continuamos aproveitando o impulso alcançado no último exercício financeiro e isso pode ser visto no progresso que estamos fazendo em relação às nossas prioridades para 2021: nossa cooperativa, que visa apoiar produtores e funcionários; desempenho, que se trata de atingir nossas metas financeiras; e comunidade, que significa superar as expectativas dos clientes, apoiando as comunidades por meio de nossos programas de nutrição e tornando nosso modelo de agricultura de baixo carbono um poderoso ponto de diferenciação.”

“Essas prioridades estão nos ajudando a dar mais um passo neste ano em direção aos nossos objetivos de Pessoas Saudáveis, Ambiente Saudável e Negócios Saudáveis.” Do ponto de vista do desempenho, Hurrell disse que está satisfeito com o progresso no primeiro trimestre.

“O volume de vendas está em linha com o mesmo período do ano passado, antes de sentirmos o impacto da Covid-19. Isso reflete a forte demanda por laticínios e o gerenciamento cuidadoso de nossa cadeia de suprimentos. Vimos melhorias em todo o nosso negócio, o que resultou em um aumento de 40% em nossos ganhos normalizados. Houve algumas exceções como a Europa, que foi afetada por custos mais altos, e África, que foi afetada por volumes mais baixos, pois mudamos o produto para atender à forte demanda em toda a Ásia.”

“Nosso negócio de Greater China Foodservice tem se destacado na medida em que a demanda por lácteos na China continuou se recuperando fortemente. Hurrell destaca que o  food service se expandiu para outras 13 cidades na China, elevando o número total de cidades para mais de 360.

“E nossas equipes estão ajudando a impulsionar a demanda, lançando continuamente novas maneiras inovadoras de usar nossos produtos na culinária local enquanto buscam a próxima grande tendência alimentar na China. A demanda em nosso negócio de consumo no sudeste da Ásia (SEA) melhorou ano a ano, enquanto nosso negócio SEA Foodservice começou a se recuperar conforme as restrições de COVID-19 diminuíram em alguns mercados.”

Hurrell enfatizou que a cooperativa continua focada na disciplina financeira e na redução da dívida. “Continuamos alienando ativos não essenciais com o anúncio de que concordamos em vender nossas fazendas na China por NZ $ 555 milhões (US $ 390 milhões), o que reduzirá ainda mais a dívida. A venda deste ativo reforça nossa estratégia de priorizar o leite neozelandês.”

O EBIT reportado da Fonterra caiu NZ $ 31 milhões (US $ 21,8 milhões) no ano passado para NZ $ 235 milhões (US $ 165 milhões), principalmente devido ao ganho único na venda de foodspring, que ocorreu no primeiro trimestre do ano passado. Para Hurrell a Fonterra também fez progressos em relação às suas metas ambientais e no apoio aos funcionários, clientes e comunidades.

Comentando sobre as perspectivas para o resto do ano, ele disse que a Fonterra está confiante em seu desempenho e está a caminho de cumprir sua orientação de lucros. “No entanto, ainda há uma série de riscos que estamos observando de perto e, por esse motivo, tomamos a decisão de manter nossa atual faixa de previsão de ganhos.”

“Os desafios relacionados à Covid-19 permanecem, incluindo como a recessão global e as novas ondas do vírus afetarão a demanda dos clientes, e há algum congestionamento nas cadeias de suprimentos globais que estamos gerenciando ativamente. Também há incerteza contínua sobre o que poderia acontecer com a diferença de preço entre os produtos que determinam nosso preço do leite e o restante de nossa gama de produtos no segundo semestre do ano.”

“Continuaremos monitorando a situação e, à medida que o ano avança e temos mais certeza, esperamos que a faixa de receita prevista diminua", finalizou. 

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As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint. 

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