A cooperativa de lácteos neozelandesa, Fonterra, está promovendo o consumo de produtos lácteos entre os consumidores asiáticos, que tradicionalmente não consomem muito destes produtos. À medida que o consumo de lácteos no Ocidente se aproxima do ponto de saturação, nas economias asiáticas, que estão em rápida expansão, estão as principais oportunidades de crescimento para a Fonterra e outras companhias de lácteos.
O consumo médio de produtos lácteos por ano entre os consumidores europeus é de cerca de 300 quilos; entre os americanos, cerca de 250 quilos; entre os japoneses, 70 quilos, enquanto os chineses consomem apenas 13 quilos per capita por ano. No entanto, de acordo com uma análise do Rabobank,os mercados de lácteos europeu e norte-americano estão crescendo cerca de 1% ao ano, comparado com 4% na Ásia como um tudo e 20% ao ano durante os últimos cinco anos na China.
Para aproveitar as oportunidades neste mercado, a estratégia da Fonterra é promover os alimentos lácteos como um suplemento para a saúde, bem como promover o sabor de seus produtos, apelando para o paladar dos asiáticos.
Apesar de ser uma tendência emergente no Ocidente, os asiáticos têm uma forte tradição em consumir alimentos como medicamentos, disse a gerente de plataformas de saúde da Fonterra Brands, Donna Le Quesne.
Uma das estratégias da Fonterra na China foi colocar anúncios publicitários do seu leite Anlene, principal marca de leite em pó da cooperativa vendida na Ásia, com a mensagem: "Beba mais leite, é bom para seus ossos".
Além disso, a Fonterra está financiando estudos científicos destacando os benefícios dos lácteos para a saúde, cujos resultados são incluídos nas embalagens dos produtos e usados em campanhas publicitárias. A cooperativa também está trabalhando com sociedades de osteoporose da Ásia. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a osteoporose é um grande problema na Ásia, com as dietas típicas asiáticas contendo cerca da metade da quantidade recomendada de ingestão de cálcio.
Além de apostar nas mensagens de saúde, a Fonterra está também experimentando novos sabores na Ásia. O queijo com chocolate conseguiu conquistar 10% do mercado de queijos de Taiwan quando foi lançado no ano passado e agora está sendo introduzido na Malásia, Indonésia e Tailândia. Além disso, junto com a companhia de Cingapura Jolibean, a Fonterra em breve lançará panquecas de queijo e chocolate.
Outro produto que está se saindo bem na Tailândia é o Wam, bebida láctea com frutas, nos sabores de manga e melão, visando como público alvo as crianças. A empresa pretende investir também nos sabores de gengibre e mel no futuro, uma vez que acredita-se que esses sabores ajudam a evitar resfriados.
A Ásia representa cerca de um terço dos rendimentos anuais da Fonterra, de NZ$ 12 bilhões (US$ 7,37 bilhões) e poderá representar a maior parte do rendimento em 10 a 15 anos.
A reportagem é de Andrew Janes para o site Stuff.co.nz.
Fonterra promove consumo de lácteos na Ásia
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