Fonterra manterá foco em qualidade e eficiência
A cooperativa de lácteos neozelandesa Fonterra divulgou um novo plano de negócios para os próximos três anos. Sem os fundos externos, que falharam na reestruturação de capital que teria permitido que a Fonterra expandisse seus negócios internacionalmente, a cooperativa precisa modificar suas ambições e manter seu foco em qualidade e eficiência.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
A meta geral do plano é dobrar a contribuição de retorno de valor aos acionistas da Fonterra para 27,50-44,00 centavos de dólar por quilo de sólidos do leite (o equivalente a 2,28-3,65 centavos de dólar por quilo de leite) até 2011 e reduzir o coeficiente de endividamento para 40-45% até 2011 - hoje este está em 55%. O diretor executivo da Fonterra, Andrew Ferrier, disse que espera conseguir isso retornando para o princípio básico da produção de leite da Nova Zelândia - produzir "leite de alta qualidade e baixo custo".
O foco principal da cadeia de fornecimento da cooperativa é retirar os produtos das rodovias e colocá-los em ferrovias, bem como começar um novo sistema de leilão na internet para transporte como parte de seus NZ$ 750 milhões (US$ 412,52 milhões) de gastos em sua rede de fornecimento doméstico.
Adicionalmente, a Fonterra está estreitando o foco de seus produtos para cinco áreas prioritárias que apresentam oportunidades de negócios de cerca de NZ$ 75 bilhões (US$ 41,25 bilhões) em vendas: queijos e produtos com cultura (como iogurtes), produtos para a indústria de foodservice, como queijos de pizza, produtos nutricionais pediátricos e ingredientes saudáveis, como ingredientes para alimentos esportivos e médicos. A companhia já tem uma base sólida na maioria destas áreas e tem boas relações com gigantes do setor de alimentos, como Nestlé e Kraft.
No ano passado, a compra da Ski Yoghurt da Austrália deu à Fonterra a posição de número dois neste mercado, e acordos regionais de longo prazo nos setores de fast food estão em execução com empresas como Domino's Pizza, McDonald's, KFC e Pizza Hut. Os produtos da linha ClearProtein da Fonterra são usados em bebidas esportivas, como Powerade.
Regionalmente, a Fonterra está buscando um crescimento de duplo digito no EBIT (lucro antes dos juros e imposto de renda) por ano, durante três anos na Austrália/Nova Zelândia. A Fonterra também visa aumentar o rendimento das vendas em uma taxa de duplo dígito nos mercados da Ásia, África e Oriente Médio. Na América Latina, a participação de 99,8% na chilena Soprole, que tem 35% de participação no mercado de lácteos do Chile, continua produzindo bons números. A Soprole também é responsável pela metade das exportações de lácteos do Chile, para países como México e EUA.
Em 15/01/09 - 1 Dólar Neozelandês = US$ 0,55003
1,81808 Dólar Neozelandês = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
A reportagem é do The National Business Review, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
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FRANCISCO BELTRÃO - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 24/01/2009
Concordo com vc Sebastião Poubel, trabalhar e muito em busca de cada vez mais qualidade e eficiência é o unico caminho.
Juliano A. Fabricio

NATIVIDADE - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 19/01/2009
Como comentei um artigo recente, escrevi que estava na hora de trabalhar, acreditar na qualidade e nos pesquisadores. Temos que ter em mente que a qualidade não tem volta e que o mundo está pensando assim. Para participar do mercado altamente exigente teremos que evoluir em tecnologia, baixar drasticamente os custos, e controlar a nossa produção com sistema de cotas individuais. Será que estou pensando longe demais? Tomara que não.
Sebastião Poubel