ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fonterra instalará caldeira de eletrodos para reduzir emissões

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/01/2024

3 MIN DE LEITURA

1
1

Em seu próximo passo para abandonar o carvão, a Fonterra anunciou que instalará uma caldeira de eletrodos de 20 megawatts em sua unidade de Edendale, em Southland.

Esse é mais um passo para a Cooperativa, que está trabalhando para abandonar o carvão até 2037 e reduzir as emissões de Escopo 1 e 2 em 50% até 2030 (a partir da linha de base de 2018).

O investimento previsto de US$ 36 milhões na caldeira de eletrodos reduzirá as emissões da unidade de Edendale em cerca de 20%, ou 47.500 toneladas de CO2e por ano - o equivalente a tirar quase 20.000 carros das estradas da Nova Zelândia - e reduzirá as emissões gerais de carbono da Fonterra a partir de sua linha de base na Nova Zelândia em 2018 em quase 3% ao ano, uma vez em operação no ano fiscal de 25.

A diretora de operações (interina) da Fonterra, Anna Palairet, diz que a equipe considerou várias opções de energia antes de decidir pela caldeira de eletrodos.

"A Fonterra tem uma operação de fabricação complexa que se estende por todo o país. À medida que as tecnologias se desenvolvem, é importante avaliarmos continuamente qual fonte de energia e tecnologia é a melhor para cada local.  Com até 15 milhões de litros de leite sendo processados em nossa unidade de Edendale todos os dias, precisamos garantir um fornecimento de energia seguro que possa atender às demandas de processamento. O custo também é uma consideração importante. Sair do carvão exige um investimento significativo e precisamos escolher a melhor opção que reduza as emissões e a complexidade operacional e, ao mesmo tempo, faça o que é melhor para nossos produtores."   

A Fonterra está fazendo uma parceria com a Meridian Energy para o fornecimento de eletricidade, que gera eletricidade a partir de recursos 100% renováveis - vento, água e sol.

"A energia contribui com cerca de 40% do total de emissões brutas de Aotearoa e o calor do processo representa um terço do uso de energia do país. Portanto, faz sentido que a Meridian trabalhe com a grande indústria para mudar as fontes de energia para alternativas de energia limpa", disse o CEO da Meridian, Neal Barclay.

"Parabenizamos a Fonterra por dar esse passo, dada a importância e a escala de suas operações. Parcerias como essas são fundamentais para ajudar o país a atingir a meta de emissões líquidas zero de carbono até 2050."

Mais detalhes sobre o trabalho da Co-op para reduzir as emissões associadas à fabricação:

- O projeto da caldeira elétrica está sendo cofinanciado como parte de uma parceria previamente anunciada com a EECA (Energy Efficiency and Conservation Authority). A parceria envolve a Fonterra, que alcançou aproximadamente 2,1 milhões de toneladas de reduções anteriores de CO²? ao realizar uma série de projetos de descarbonização em suas fábricas.

- A Fonterra espera reduzir ainda mais suas emissões por meio de uma combinação de iniciativas de eficiência energética e troca de combustíveis em suas seis fábricas que ainda usarão carvão em 2024 e, finalmente, deixarão de usar carvão até 2037. 

- A unidade de produção da Fonterra em Waitoa está agora usando cerca de 50% menos carvão, já que sua nova caldeira de biomassa de madeira está em operação. Isso a torna a terceira unidade de produção da Fonterra a reduzir o uso de carvão em 2023. A caldeira de biomassa reduzirá as emissões anuais da unidade em pelo menos 48.000 toneladas de CO²?, o equivalente a retirar 20.000 carros das estradas da Nova Zelândia.

- A Fonterra está em processo de conversão das caldeiras de carvão em sua unidade de Hautapu para pellets de madeira. Quando estiver concluída este ano, a unidade de Hautapu reduzirá suas emissões de carbono em uma previsão de 15.785 toneladas por ano - o equivalente a tirar cerca de 6.500 carros das estradas da Nova Zelândia.

- A caldeira de biomassa de madeira da Stirling agora tem energia térmica totalmente renovável para seu calor de processo. A mudança para essa caldeira reduzirá as emissões anuais de carbono em 18.500 toneladas, o equivalente a tirar aproximadamente 7.700 carros das ruas da Nova Zelândia.

- Em 2020, a unidade de fabricação de Te Awamutu converteu sua caldeira de carvão em pellets de madeira, reduzindo o consumo nacional de carvão da Co-op em 9%, reduzindo mais de 84.000 toneladas de emissões de carbono por ano - o mesmo que tirar 32.000 carros das ruas.

- Em 2018, a unidade de Brightwater, perto de Nelson, mudou para a co-combustão de biomassa, ajudando a reduzir as emissões de CO2 em 25%, ou o equivalente a tirar 530 carros das ruas. 

As informações são do Dairy Industries International, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

https://www.dairyindustries.com/news/43928/fonterra-to-install-its-first-electrode-boiler-at-edendale-to-reduce-emissions/
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RONALDO MARCIANO GONTIJO

BOM DESPACHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/02/2024

Se preparem que essa moda vai chegar aqui mais rápido que notícia ruim.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures