A maior cooperativa de lácteos da Nova Zelândia e maior exportadora de lácteos do mundo, Fonterra, conseguiu finalmente a aprovação do órgão controlador da China para fazer uma joint venture com a companhia de lácteos chinesa, Sanlu Group.
A aprovação para este acordo, no qual a Fonterra pagará US$ 107 milhões por 43% das ações da companhia chinesa, foi anunciada durante a visita do Primeiro Ministro chinês, Wen Jiabao, na Nova Zelândia. O acordo foi primeiramente anunciado em dezembro passado.
A Sanlu é a maior produtora de leite em pó da China. Antes, a companhia era propriedade do Estado, mas agora, pertence parcialmente a investidores privados e empregados. A Sanlu também tem atualmente 5% do mercado de leite fresco da China e 9% do de iogurtes. O mercado chinês é dominado por firmas locais, como a Mengniu Dairy, mas está atraindo uma enorme quantidade de gigantes estrangeiros.
A Fonterra é uma cooperativa com 12 mil membros que exporta cerca de 95% de suas duas milhões de toneladas produzidas anualmente, que geram cerca de 20% das exportações da Nova Zelândia e 7% do Produto Interno Bruto (PIB).
A reportagem é do site Stuff.co.nz.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.