Fonterra de olho no mercado do Egito

A Fonterra Cooperative Group Ltd., maior exportadora mundial de produtos lácteos, poderá começar a vender queijos e leites em pó para o Egito dentro de um ano, como parte da expansão no Oriente Médio, informou o <i>Bloomberg</i>.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Fonterra Cooperative Group Ltd., maior exportadora mundial de produtos lácteos, poderá começar a vender queijos e leites em pó para o Egito dentro de um ano, como parte da expansão no Oriente Médio, informou o Bloomberg.

A neozelandesa Fonterra, segunda maior vendedora de leite desidratado na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Qatar, começou acordos de distribuição em Omã e Kuwait para ajudar a suprir a crescente demanda na região. O Egito, com uma população de 80 milhões, é a próxima meta da companhia, disse o gerente regional da unidade de produtos ao consumidor da Fonterra em Dubai, Amr Farghal.

A Fonterra busca ampliar sua presença nos mercados do Oriente Médio, onde o turismo e as receitas com o petróleo, bem como uma ocidentalização da dieta estão aumentando o consumo de lácteos em cerca de 8% ao ano.

As vendas da companhia na região, incluindo as modestas exportações para o leste da África e o Leste Europeu atingiram a marca de US$ 202,8 milhões no ano que terminou em maio, aumentando 51% nos últimos dois anos, disse Farghal. A produção na planta processadora da Arábia Saudita, uma joint venture da Fonterra com a Saudi Dairy & Foodstuff Co., atingiu o recorde de quase 30 mil toneladas, disse ele.

Os principais produtos da Fonterra na região são leites em pó, queijos cremosos e queijo feta. Seus principais competidores são os leites em pó da marca Nido, da Nestlé, e os queijos processados vendidos pela Kraft Foods Inc. e pela Almarai Co., segunda maior companhia de alimentos da Arábia Saudita.

O consumo anual de lácteos na região, incluindo a África, pode aumentar em cerca de 14 milhões de toneladas até 2014, disse a Fonterra em uma apresentação no ano passado. Devido às condições áridas e a agricultura menos desenvolvida, cerca de um quinto deste aumento será suprido pelas importações.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?