A distribuição de leite para os inscritos no Programa Fome Zero não deverá ter impacto nos preços do produto no mercado, avaliou o presidente da Leite Brasil, Jorge Rubez.
A expectativa é que, até o final do próximo ano, o programa distribua um milhão de litros de leite diariamente. No período de um ano, isso soma 360 milhões de litros, apenas 1,73% da produção total do País, estimada em 21 bilhões de litros, segundo a Leite Brasil. "É um volume muito pequeno, que não demandará um aumento da produção".
Entre 1985 e 1990, no governo Sarney, programa semelhante de distribuição de leite para pessoas de baixa renda chegou a responder por 20% da produção nacional de leite, 17 bilhões de litros à época, informou.
A diferença é que, desta vez, o programa não tem abrangência nacional e visa a atender aos cadastrados no Fome Zero da região do semi-árido, observou o presidente da Leite Brasil.
Ele considerou, no entanto, que o programa terá impacto positivo para os pequenos produtores de leite da região, que fornecerão o produto. Além de incentivar o emprego, a expectativa é de melhora na renda do produtor. Segundo Rubez, o governo deve pagar R$ 0,80 pelo litro de leite C pasteurizado, com frete incluso. O produtor deve ficar com cerca de R$ 0,45 por litro.
Fonte: Valor On Line (por Alda do Amaral Rocha), adaptado por Equipe MilkPoint
Fome Zero não deve alterar mercado de leite
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.