FMI reduz projeção para expansão global em 2008

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu a previsão de crescimento da economia mundial em 2008 de 4,4% para 4,1%, em função da forte desaceleração da atividade nos Estados Unidos. Se confirmado, o número será o mais baixo desde 2003, quando o Produto Interno Bruto (PIB) global avançou 3,6%.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu a previsão de crescimento da economia mundial em 2008 de 4,4% para 4,1%, em função da forte desaceleração da atividade nos Estados Unidos. Se confirmado, o número será o mais baixo desde 2003, quando o Produto Interno Bruto (PIB) global avançou 3,6%.

No ano passado, segundo o FMI, a expansão foi de 4,9%. Os EUA devem ser os principais responsáveis pela perda de ritmo global. De acordo com o Fundo, a maior economia do planeta deve desacelerar de 2,2% em 2007 para 1,5% neste ano. A previsão anterior para 2008 era de uma expansão de 1,9%.

Para a zona do euro, o FMI reduziu sua previsão de crescimento de 2,1% para 1,6% em 2008, citando uma deterioração generalizada na confiança. O Fundo estima que a região cresceu 2,6% no ano passado. Segundo Johnson, a inflação continua a ser uma "séria preocupação" na Europa.

Os mercados emergentes têm se mostrado "resistentes", aproveitando a demanda doméstica e as políticas macroeconômicas mais disciplinadas. Segundo Johnson, os países em desenvolvimento devem continuar focados em conter as pressões sobre os preços e manter a estabilidade macroeconômica. A China deve crescer 10%, de 11,4% no ano passado. Já as economias da América Latina devem desacelerar para 4,3%, de 5,4% em 2007.

Jaime Caruana, diretor da divisão de mercados de capital do FMI, afirmou que a maior parte do ajuste nos mercados financeiros já ocorreu, mas "tensões persistem" e alguns mercados emergentes podem não conseguir evitar o contágio.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?