ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fiscalização será o diferencial para novo status gaúcho sobre a febre aftosa

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/05/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0
O Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS) vem avaliando positivamente as ações da Secretaria da Agricultura do Estado na busca dos ítens necessários para ter direito ao status de livre de Febre Aftosa sem vacinação. A entidade mantém posicionamento de apoio à retirada da imunização desde que sejam seguidos os requisitos preconizados pelo ministério, especialmente no que diz respeito à fiscalização.
 
Segundo o diretor do Simvet/RS, João Junior, a Secretaria da Agricultura está buscando completar os 18 itens apontados pelo Ministério da Agricultura, como a compra de veículos e a contratação de cerca de 150 auxiliares administrativos. “Estamos na expectativa de que a Secretaria da Agricultura consiga completar todos os ítens citados pelo Ministério”, observa.
 
O sindicato também sugere alguns ítens que podem ser agregados, como o uso de drones para auxiliar na fiscalização e a rastreabilidade dos bovinos para fazer parte do Marketing da carne gaúcha. “Alguns pontos precisam ser revistos ainda: o valor pago de indenização aos produtores rurais, caso tenha novo caso de febre aftosa, está defasado; o número de Médicos Veterinários disponível para atuação no serviço oficial”, destaca João Junior.
 
Além disso, conforme o dirigente, o Simvet/RS gostaria de ver a apresentação de todo o projeto da Secretaria da Agricultura de mitigar os pontos de risco para ter certeza que o Rio Grande do Sul evoluirá o status sanitário com segurança. "Temos um longo caminho para percorrer até agosto, mas estamos na torcida e a disposição para ajudar no que for preciso para que consigamos esse feito tão importante", afirma.
 
O dirigente do Simvet/RS afirma que os médicos veterinários devem ficar atentos aos novos passos, pois serão fundamentais neste processo. “Em agosto, teremos uma nova auditoria para ver se o Estado consegue se tornar livre de aftosa sem vacinação. Esperamos que o Rio Grande do Sul consiga mitigar este risco”, complementa.
 
Na última etapa de vacinação, ocorrida entre março e abril, pelo menos 90,09% do rebanho foi imunizado, conforme a Secretaria da Agricultura, número que pode aumentar devido ao prolongamento do prazo de confirmação das vacinas até o último dia 30 de abril. Desde 1º de maio, a vacinação e comercialização da vacina contra a Febre Aftosa foram proibidas no Rio Grande do Sul.
 
As informações são do Agrolink.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures