Finlandesa Valio passa a oferecer leite de vacas criadas ao ar livre

A fabricante finlandesa de laticínios Valio anunciou que, a partir de meados de setembro, suas familiares caixas de leite serão preenchidas com leite de vacas criadas ao ar livre.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

A fabricante finlandesa de laticínios Valio anunciou que, a partir de meados de setembro, suas familiares caixas de leite serão preenchidas com leite de vacas criadas ao ar livre. O leite produzido ao ar livre é homogeneizado e pasteurizado da mesma maneira e depois embalado nas laticínios Riihimäki, Jyväskylä e Oulu, da Valio. Essa alteração afetará as caixas de 1 litro e 1,75 litros da Valio, disponíveis para leite desnatado, com pouca gordura, semidesnatado e integral.

Continua depois da publicidade

Ao comentar essa mudança, a gerente de desenvolvimento da Valio, Mira Appelqvist, disse: "Queremos disponibilizar leite ao ar livre para todos. É por isso que todo o leite familiar de Valio virá de vacas criadas soltas. O leite comum é o nosso maior grupo de produtos de consumo, e isso permitirá que as prateleiras de leite das lojas finlandesas deem um salto significativo em sustentabilidade.”

A empresa pertence a cooperativas de laticínios, compostas por 5.500 produtores de leite finlandeses, nos quais todos os lucros operacionais são devolvidos a eles. Desde o início de 2018, a Valio entrou em um programa de bônus de sustentabilidade que atualmente concede dois centavos por litro de leite aos produtores de leite que se comprometeram com a produção responsável de laticínios.

Continua depois da publicidade

Os requisitos para o alto padrão de bem-estar animal incluem exames regulares de saúde animal concluídos por um veterinário, bom atendimento dos cascos dos bovinos, disponibilidade imediata de anestesia, alívio da dor e sedação durante a remoção dos chifres em crescimento de um bezerro.

Em março do ano passado, a Valio anunciou que estava interrompendo o uso de soja na ração para gado, juntamente com a remoção de OGM (organismos geneticamente modificados). As vacas ao ar livre da Valio são alimentadas com capim principalmente com suplementos de grãos domésticos, nabo e colza. Além de ajustar a ração para o gado, os produtores nunca devem administrar antibióticos como medida preventiva, mas apenas quando prescritos por um veterinário.

“O bem-estar animal consiste em muitas ações concretas que as fazendas realizam todos os dias. Acreditamos que o leite de vacas criadas ao ar livre se tornará a nova norma. Produção sustentável de leite não é uma opção; é uma condição para a existência e um requisito de nossa operação, ética e economicamente", disse Appelqvist. 

A introdução da Valio ao leite de vacas ao ar livre é a mais recente tentativa da empresa finlandesa de reduzir o impacto ambiental de seus produtos. 

As informações são do FoodBev.com, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?