FGV: preços de laticínios desaceleram

Ao contrário da tendência verificada nos últimos meses, quando o leite alavancava os preços do grupo Alimentação, desta vez os laticínios e as carnes estão segurando os índices. Os laticínios tiveram desaceleração de 5,38% para 4,14% e as carnes bovinas de 2,93% para 2,36%.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

Ao contrário da tendência verificada nos últimos meses, quando o leite alavancava os preços do grupo Alimentação, desta vez os laticínios e as carnes estão segurando os índices. Os laticínios tiveram desaceleração de 5,38% para 4,14% e as carnes bovinas de 2,93% para 2,36%. Com isso, o IPC-S subiu 0,49% até 7 de setembro. "Se os preços dos alimentos tivessem com alta mais intensa, o IPC-S também teria subido mais", comentou o economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Braz.

A pesquisa apontou que houve o enfraquecimento no aumento de preços do leite (de 5,15% para 2,47%). Assim, o preço do leite, que acumula alta de cerca de 50% no ano, já começa a dar sinais de arrefecimento. "Eu espero que já na próxima apuração (do IPC-S) algumas capitais mostrem queda no preço do leite", disse em reportagem da Agência Estado.
Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Valfrido Tomaz Curvelo
VALFRIDO TOMAZ CURVELO

BOM CONSELHO - PERNAMBUCO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/10/2007

É lamentável a desorganização do setor produtivo do leite, sem voz e sem vez. Totalmente à deriva. Desunido e desinformado. Praticamente sem representatividade. Poucos para constestar a mais recente manobra espúria dos grandes laticínios de sinalizarem para forte queda de preços (para o produtor, é claro), pois o consumidor continuará desconhecendo as suas ineficiências administrativas e desperdícios.

Vícios acumulados ao longo do tempo e comodamente debitados nas contas dos subestimados produtores. Se apropiam da mídia, e conseguem tranferir ao consumidor a versão que melhor lhes convêm. E aos produtorores, eternos escravos, debitam o ônus e ficam como sempre, com o bônus.

Será que não sentem que estão matando "a galinha dos ovos de ouro´´, neste momento de pequena recuperação do setor, reflexo da crise internacional não apenas de baixa lucratividade, mas de prejuízo e desencanto na atividade leiteira?. Cícero já advertia: "Quosque tandem Catilina abutere patienta nostra´´.
Romulo César Alves da Silva
ROMULO CÉSAR ALVES DA SILVA

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/09/2007

Esse é um momento em que os produtores devem se unir e não aceitar pressões de empresas para a redução dos valores pagos ao leite, afinal, todos sabemos que a oferta desse nobre produto não atende à demanda e que as empresas precisam honrar seus contratos de venda.

Sendo assim, não há motivos para uma desaceleração nos preços pagos aos produtores. Será que os grandes varejistas não estão praticando medidas de "dumping", para forçar uma baixa de preços?
José Carlos Ramos
JOSÉ CARLOS RAMOS

ANGATUBA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/09/2007

Qual o verdadeiro motivo da midia, principamente da Rede Globo, em dar tanto destaque para o leite e principalmente colocar o produtor como vilão. É a industria, ela não faz um comparativo para que o consumidor conheça a diferença: enquanto para o produtor o reajuste foi de R$ 0,30, a indústria reajustou seu preço em mais de R$1,00.

Por isso não vejo nenhum motivo para o desepero da indústria em querer abaixar o preço agora em setembro para o produtor, ela tem muita gordura para queimar.

José Carlos - Angatuba/SP
PEDRO BRAGA ROCHA
PEDRO BRAGA ROCHA

FORTALEZA - CEARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/09/2007

Não sabem quanto está custando hoje uma saca de soja ou de milho.
Jose Roberio Cavalcante de Almeida
JOSE ROBERIO CAVALCANTE DE ALMEIDA

BOM CONSELHO - PERNAMBUCO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/09/2007

É muito triste o noticiário de que o preço do leite começa a ter uma tendência de queda, esperamos que isso não se confirme.

Não suportaremos mais preços iguais ao custo de produção, caso contrário, a atividade ficará inviável.

Robério Paes - Bom Conselho-PE





























rio a atividade fica inviabilizada.



Robério Paes - Bom Conselho-PE
Marcelo
MARCELO

SÃO CARLOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/09/2007

Bom dia,

Qual será o motivo que a mídia da tanta ênfase ao aumento do preço do leite? Nunca olha o lado do produtor. Não faltaria uma orientação, dada por pessoal especializado, aos órgãos de imprensa ?

Marcelo - São Carlos-SP
Qual a sua dúvida hoje?