FGV: preço do leite no varejo sobe 12,41% em uma semana
Mais uma vez o preço do leite longa vida apresentou alta no varejo. Na terceira semana de junho o produto subiu 12,41%, ante 11,72% na semana anterior. É o maior patamar de elevação da história do Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S), criado em 2003.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
De acordo com o economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Braz, dos 16 produtos pesquisados, 12 apresentaram aceleração ou queda mais fraca de preços, entre a segunda e a terceira semana de junho. A situação de alta é mais intensa nas regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Sul. "São Paulo e Porto Alegre são as capitais que têm registrado as taxas mais elevadas (no preço do leite)", contou em reportagem do Estadão/Agronegócios.
O reflexo é o aumento das exportações de leite em pó brasileiro e a queda de quantidade de leite ofertada no mercado interno.
Segundo notícia do Diário do Nordeste, em um ano, o preço do leite para consumidor final aumentou 14% no país. De acordo com o chefe geral da Embrapa Gado de Leite (MG), Paulo Martins, em palestra de lançamento do "Estudo da Competitividade da Cadeia Produtiva do Leite em Bases Associativas e Cooperativistas no Ceará", "tudo leva a crer que se tenha mais um período de preços elevados".
E a expectativa é de crescimento das exportações, apesar do dólar. "Somente China e Índia consumiram 8 milhões de toneladas adicionais de produtos lácteos", comentou Martins.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
SANTO ANASTÁCIO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 27/06/2007

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 26/06/2007
A maior produtividade e qualidade do leite de um rebanho especializado deveria receber o reconhecimento da indústria e o incentivo do Governo, como acontece nos países desenvolvidos.
Palavras ao vento... tenho a certeza, infelizmente!