Informado sobre o interesse de colombianos e equatorianos no gado girolando, através do médico veterinário brasileiro Dr. Tales Vasconcelos, o sócio e administrador da Fazenda Santa Luzia, Maurício Silveira Coelho, enviou material de apresentação da fazenda. Em maio/08, uma visita foi marcada e os visitantes do Equador mostraram grande interesse na compra de animais da fazenda.
"Coincidentemente, em junho/08, durante a Megaleite em Uberaba, realizamos um Fórum de Debates, cujo tema central foi: Abertura de Novos Mercados visando a Exportação de animais e seus produtos", informou Maurício S. Coelho. "Contamos neste evento com a presença dos representantes do MAPA: Dr. Inacio Kroetz - Secretario de Defesa Animal (SDA) e Dr. Celio Porto, Secretário de Relações Institucionais (SDI), e pudemos discutir com profundidade o assunto."
Como não havia protocolo oficial para exportação de animais vivos entre Brasil e Equador, foi requerido pelo Equador uma missão oficial de técnicos do Ministério da Agricultura daquele país. A visita da Missão dos técnicos do Equador e MAPA para vistoriar a Fazenda Santa Luzia aconteceu no dia 15 de julho, contando com a presença de dois integrantes do Ministério da Agricultura do Governo do Equador, do Dr. Luiz Felipe do MAPA - Brasília, Dr Sinfronio do MAPA - MG, e Dr Juarez Maia do MAPA - Passos/MG, além de representantes dos compradores. Na visita, eles conheceram as instalações e os animais, bem como todas as práticas de manejo. Chegada à conclusão de que a Fazenda possuía as condições desejadas para realizar a quarentena dos animais, passaram então a discutir os requisitos sanitários oficiais e, após amplo debate, chegou-se ao acordo final e foi redigido o documento Oficial - de Requisitos Sanitários, que foi assinado por todos.
A partir daí a Fazenda Santa Luzia se tornou oficialmente a primeira fazenda Certificada no Brasil para Exportação de Animais Vivos para o Equador. A quarentena iniciou-se oficialmente em agosto/08 e os animais foram embarcados no dia 26 de outubro, no aeroporto de Viracopos em Campinas - SP. Foram enviadas ao Equador 64 vacas Girolando ½ sangue, com todos os exames sanitários, vacinações e tratamentos quimioterápicos e antiparasitários previstos no acordo.
Um despachante em São Paulo ajudou na parte burocrática e logística da operação, denominada pelo comprador de Operação Nossa Senhora Aparecida - "e parece ter sido abençoada por Ela, tal foi o sucesso verificado", comenta Maurício. "Esse fato certamente contribui com o segmento, pois a partir de agora qualquer iniciativa desta natureza para o Equador será muito mais fácil", afirmou.
Veja abaixo fotos do embarque dos animais para o Equador.




