ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fazenda Colorado reduz a diferença da média no verão de 7 para 2 kg/vaca

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/07/2018

5 MIN DE LEITURA

0
5

“Devemos sonhar grande, desejar muito e trabalhar com garra e determinação, além disso, a paixão pelo que se faz é fundamental”. Foi assim que Sérgio Soriano, Gestor de Pecuária de Leite da Fazenda Colorado há 14 anos, justificou os motivos pelos quais a propriedade é considerada hoje a maior fazenda leiteira do Brasil de acordo com a pesquisa Top 100 MilkPoint. Inclusive, recentemente bateu o seu recorde, com mais de 80 mil litros/dia, 1980 vacas em lactação e média de 40,5 litros/vaca.


Sérgio Soriano, Gestor de Pecuária de Leite da Fazenda Colorado há 14 anos

“Com uma visão afiada de mercado e muitos anos há frente do negócio, o Sr. Lair Antônio de Souza e seus familiares viram algo que poucos veem: um futuro melhor para o ramo leiteiro. Entramos fortes no mercado e focados em ganhar escala, não perdendo produtividade, que é de fato o que paga as contas e nos permite evoluir a cada ano”.

Sérgio é médico veterinário e desde a sua graduação atua na atividade leiteira. Ele, que possui especialização em Reprodução Bovina e Pós-Graduação em Administração pela FGV, também será um dos palestrantes do Interleite Brasil 2018, que ocorrerá nos dias 08 e 09 de agosto em Uberlândia/MG. A sua apresentação, que trará uma visão da Colorado sobre bem-estar animal, compõe o painel “Bem-estar animal: na teoria e na prática”.

Bem-estar animal e gestão de pessoas

O rebanho da Fazenda Colorado é composto por vacas da raça Holandesa, com um sistema fechado de confinamento (ventilação cruzada [cross ventilation]). “A maioria do nosso empenho e dedicação é com o intuito de oferecermos às vacas condições adequadas de bem-estar. Assim, permitimos que elas respondam produzindo mais e com eficiência, em um ambiente confortável e seguro, contribuindo de maneira clara e duradoura para a saúde das mesmas. Isso tudo, culmina com a maior rentabilidade possível de todo o nosso sistema”, explica Sérgio.


Vista interna do cross ventilation

O cross ventilation na Colorado contribuiu para uma estabilidade na produção de leite, melhorias na reprodução e uma melhor performance dos animais, o que acaba refletindo nos custos de produção e eficiência dos índices zootécnicos. “Anos atrás, a nossa diferença de produção leiteira era de 7 litros entre o verão e o inverno, e hoje, é de 2 litros. Isso é um sinal de que as vacas estão muito bem alojadas, confortáveis e respondendo a todos os nossos investimentos em bem-estar por meio de suas produções. No momento, estamos buscando melhorar a reprodução dos animais no verão a fim de que eles sejam tão eficientes como no inverno”.

Atualmente, a fazenda está trocando as placas com células evaporativas para otimizar a eficiência do sistema. “Isso proporcionará para nós um verão mais produtivo e também faz parte das nossas ações relacionadas ao bem-estar animal. Sempre que fazemos um investimento, monitoramos ao máximo os resultados”.


Sérgio destaca que a propriedade também está apostando no bem-estar na maternidade por meio do manejo da areia

Sérgio destaca que a propriedade também está apostando no bem-estar na maternidade por meio do manejo da areia, com reposições ideais, areia de qualidade e nível ideal, tudo isso para que a cama esteja sempre seca e confortável. “Já na questão dos bezerros, a grande sacada dos últimos anos foi dar uma atenção adequada a esta categoria, principalmente, aos recém-nascidos. Por isso, adquirimos casinhas tipo iglu, visto que as vacas parem dentro do cross ventilation e a intenção foi eliminar o vento que recaia sobre os bezerros. Uma outra estratégia que estamos desbravando – bastante comum na suinocultura – é o uso de pós secante a fim de eriçar os pelos dos bezerros. Assim, eles criam uma manta protetora rapidamente e seguram mais o calor que recebem. Também, instalamos aquecedores elétricos para manter as casinhas por volta dos 39ºC e as reservas corporais adequadas, melhorando a imunidade”, explicou ele, que também detalhou melhor a estrutura dos berçários.


Berçario com o seu coordenador Antônio

“Nos berçários, os animais ficam até os 15 dias de vida. Nesse período, realizamos um monitoramento das temperaturas máximas e mínimas e usamos cortinas e ventiladores para controlar o frio e o calor. Estamos trabalhando com a melhoria dos telhados (usando telhas térmicas ou forro) para não deixar que a irradiação solar interfira nos bezerros, mas, não podemos nos esquecer dos itens básicos: saúde, água, alimentos de qualidade e um local próprio (casinha) com o suporte necessário que permita que os animais mantenham as suas temperaturas ótimas”.


Bezerros no pós desmama

Então, até os 15 dias de vida, os bezerros ficam em uma gaiola suspensa e – após isso – são transferidos para um local de aproximadamente 4m². “Este espaço é simples, barato e proporciona uma ótima locomoção para os animais. Estes, vão ao chão sobre uma casca de amendoim (de preferência) ou feno. Nossa maior dedicação é para que os animais tenham o espaço ideal para serem saudáveis”.

Soriano ressaltou que para que tudo o que foi anteriormente citado funcione, a gestão das pessoas é essencial. “A mão de obra da fazenda precisa entender os porquês desse cuidado especial com o rebanho e essa consciência é fundamental. Um bezerro amedrontado, gera para nós um enorme problema no futuro”.

E finalizou: “ultimamente, o bem-estar animal é um dos grandes focos da Colorado. E já comprovamos que vale a pena por gerar uma bezerra mais saudável e com maior ganho de peso. O que também contribuiu para este resultado foi a construção, em 2016, de um composto para as bezerras desmamadas e visando a melhoria da cama para esta fase. Tudo isso faz parte da nossa essência, alinhado ao cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade. 


Cama dos menores de 15 dias 

As inscrições para o Interleite Brasil 2018 com desconto se encerram no dia 09 de julho e a nossa principal sugestão para você hoje é: não deixe de participar conosco do melhor evento leiteiro do Brasil! Descubra o que os melhores do leite estão fazendo, faça networking e se abra para novos aprendizados.

Confira a programação completa aqui > interleite.com.br

Para quaisquer informações ou dúvidas sobre o evento envie um e-mail para eventos@agripoint.com.br ou ligue para (19) 3432-2199

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures