No ano passado, os produtores faturaram US$ 594 milhões pelos 1,976 bilhão de litros produzidos naquele ano (queda anual de 4%), valor que implicou uma queda de US$ 66 milhões (-10%) em comparação com os US$ 660 milhões em 2018. Também ficou abaixo dos US$ 652 milhões de 2017, mas foi superior a 2015 (US$ 582 milhões) e 2016 (US$ 506 milhões), dois anos difíceis para o setor primário.
O fator determinante para essa queda foi o preço por litro de leite. Enquanto em 2018 a média foi de US$ 0,32 por litro, no ano passado houve uma queda de dois centavos, para US$ 0,30 por litro. Isso ocorreu devido ao forte aumento da taxa de câmbio (15%) no ano passado. Embora as indústrias tenham aumentado o pagamento em pesos durante vários meses, não foi suficiente para acomodar a depreciação que a moeda uruguaia registrou no ano passado.
As informações são do El País Digital, traduzidas pela Equipe MilkPoint.