Entre as principais conquistas do setor durante o biênio 2004/2006 estão a obtenção da isenção de PIS e Cofins para seis tipos de queijos (prato, mussarela, minas frescal, requeijão, ricota e queijo coalho) previstos na MP 255. Outras iniciativas importantes foram a realização do Simpósio ABIQ 2005 que congregou centena de queijeiros e a campanha de incentivo ao consumo de queijos através da criação da publicação "Queijo todo dia é vida mais sadia" - com dados sobre os valores nutricionais, benefícios para a saúde, respostas às dúvidas sobre seu consumo, entre outras informações.
A nova diretoria executiva da ABIQ tomou posse no último mês de abril e conta com as principais lideranças do setor. O grupo terá como meta intensificar ainda mais o fortalecimento do setor queijeiro e ampliar as ações para incrementar o consumo de queijos no Brasil.

Sobre a ABIQ
Fundada em 1988, a Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ) possui mais de 80 associados, representando 65% da produção nacional. Em 2005, o setor foi responsável pela produção de cerca de 545 mil toneladas de queijo/ano, resultando um faturamento aproximado de R$ 3,75 bilhões e um crescimento na ordem de 7% em relação ao ano anterior. Para 2006, a expectativa de crescimento é também de 7%. Estima-se que o setor queijeiro no Brasil gere 250 mil empregos diretos, além de outros milhares indiretos na indústria pecuária nacional. Fonte: Assessoria de imprensa