As exportações de lácteos da Índia podem crescer significativamente na próxima década. De acordo com um relatório de pesquisa recente de um consultor independente, Wazir Advisors, a Índia está em uma posição única para capitalizar oportunidades emergentes em produtos lácteos nos mercados internacionais.
De acordo com o relatório, grandes mercados internacionais, como Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia, estão passando por estagnação na produção de lácteos, enquanto o consumo deve aumentar, implicando em uma maior oportunidade de exportação. Além disso, Japão, Rússia, México, Ásia Ocidental e África do Norte continuarão sendo importadores líquidos significativos.
De acordo com as Perspectivas Agrícolas da OCDE-FAO para 2021-30, a Índia e o Paquistão serão responsáveis ??por mais de 30% da produção global em 2030.
A Índia está em uma posição única
A Índia, o maior produtor de leite do mundo, produziu um recorde histórico de 198,4 milhões de toneladas de leite em 2019-20, com a disponibilidade de leite per capita subindo para 407 gramas por dia. "No geral, a Índia está em uma posição única para os próximos dez anos, com expectativa de crescimento da produção e do mercado." Isso é um bom presságio para todos os participantes da cadeia de valor, especialmente porque os produtos de valor agregado impulsionarão um crescimento significativo", segundo o relatório.
Na próxima década, espera-se que o consumo global per capita de produtos lácteos frescos aumente 1% ao ano. Atualmente, a UE é o maior mercado de produtos lácteos processados, seguido pelos Estados Unidos. De acordo com o relatório, essa tendência provavelmente continuará na próxima década.
Em seu relatório de 2021, o Rabobank estimou uma taxa de crescimento anual de 15% para produtos de valor agregado, que incluem queijo, leite fermentado, manteiga, creme, leite condensado e soro de leite, entre outros.
De acordo com o relatório da Wazir Advisors, o sorvete tem a maior participação de valor no segmento de valor agregado, seguido por iogurte, comida para bebê e queijo. Produtos de soro de leite, sorvete e leite UHT têm margens altas de 20% ou mais, enquanto queijo e iogurte têm margens de pelo menos 15%, seguidos por leite aromatizado e leitelho com margens de pelo menos 12%. Segundo o relatório, a margem de preço do leite líquido é de cerca de 3-5%, com base nos dados da Crisil.
O consumo doméstico de produtos lácteos frescos e processados ??predominaria na Índia, limitando as oportunidades de comércio internacional. Mas observou que a taxa de aumento da participação da Índia no comércio internacional dependerá da rapidez com que a Índia é capaz de enfrentar os desafios relacionados à produtividade e eficiência.
No mercado pós-pandemia da Índia, o padrão de consumo de produtos lácteos mudou para um maior consumo nos segmentos doméstico e de varejo. Os produtos lácteos embalados são cada vez mais populares; as vendas via e-commerce e aplicativos digitais estão aumentando, e as vendas domésticas aumentaram às custas das vendas institucionais.
"Enquanto as cooperativas de laticínios dominavam o mercado organizado no passado, o setor privado ganhou destaque nos últimos anos." "Hoje, o setor privado lida com mais leite do que o setor cooperativo", observou o relatório, apontando para os crescentes interesses organizados do setor privado no espaço de laticínios tradicionalmente desorganizado ou dominado por cooperativas.
As informações são do Krishi Jagran, traduzidas e adaptadas pela equipe do MilkPoint.