Exame traz as maiores e melhores do agronegócio

O Anuário Exame 2008-2009 traz o ranking das 400 maiores empresas do agronegócio brasileiro, bem como as melhores em cada setor, de acordo com os dados de 2007.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

O Anuário Exame 2008-2009 traz o ranking das 400 maiores empresas do agronegócio brasileiro, bem como as melhores em cada setor, de acordo com os dados de 2007. A tabela 1 abaixo reúne as maiores empresas que tem atuação no segmento lácteo.

Tabela 1. Empresas de laticínios entre as 400 maiores do agronegócio brasileiro.

Figura 1
Figura 2
Figura 3

Há algumas empresas significativas que ficaram fora da lista. Pelo menos Laticínios Bela Vista (Piracanjuba), Italac, Tirol, Cedrense, Nilza Alimentos, Leite Lider, Shefa, CCL, Centroleite, Tirolez e outras têm faturamento para estar entre as 400 maiores do agronegócio brasileiro. É também interessante que o faturamento de algumas empresas está abaixo do reportado em outros veículos, inclusive no MilkPoint. Chama a atenção a Bom Gosto, cujo faturamento declarado a Exame por questionário (segundo a revista) está bastante abaixo do número trabalhado em reportagens na imprensa. Talvez isso se deva a não-consideração nesse Anuário das empresas recém-adquiridas pela Bom Gosto, como a Nutrilat, a DaMatta e a Sarita.

Entre as empresas de maior crescimento, destaca-se a Tangará, que figurou na 9ª posição, a Diplomata, na 13ª posição, a Betânia, na 21ª posição, a Confepar, na 28ª posição, a Cooprata, na 29ª posição, A Bom Gosto, na 38ª posição e a CALU, na 45ª posição. Chama a atenção que, apesar do bom ano para o setor, o crescimento de várias empresas de laticínios foi modesto.

Entre as de maior lucro, os destaques ficam para a Garoto, na 18ª posição, a Aurora, na 45ª posição, a Itambé, na 49ª posição e a Cooperativa Batavo, na 50ª posição entre as 400 empresas do agronegócio brasileiro.

Entre as melhores empresas do setor, o destaque foi a Garoto, seguida por Leitesol, Embaré, Cooperativa Batavo, Tangará, Leite Betânia, Laticínios Jussara, Confepar, Bom Gosto e Cooprata.

Adaptado do Anuário Exame 2008-2009.
Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Darci Luis Bamberg Kaspary
DARCI LUIS BAMBERG KASPARY

SÃO PAULO DAS MISSÕES - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/07/2008

Sou um produto de leite muito jovem na atividade, pois o carro chefe da propriedade é produção de suinos,; somos produtore de leitões no sistema de integração e temos uma propriedade de 30ha de terra em volta da granja e em junho de 2007, resolvemos integrar suinos com leite; por isso que digo que somos muito novatos na atividade.

Neste ano de lida compramos todos os equipamentos nescessários para fazer ordenha, resfriamento do leite e também maquinario para silagem e plantio de pastagem. Compramos 30 vacas e 70 novilhas, sendo que temos 85 animais em produção, com uma média de 1800 litros/dia. Até aqui está tudo indo muito bem, apesar de termos enfrentado alguns problemas de alimentação, em função das secas que castigam muito a nossa região nos meses de verão.

Agora que chegamos num ponto onde tinhamos projetado, estamos enfrentado um problema reprodutivo que etá nos preocupando bastante. Portando gostaria de receber depoimentos de produtores ou técnicos na área que poderiam me indicar o melhor caminho para solucionar este problema. Estamos fazendo as vacinas conforme as recomendações dos veterinarios, dietas balanceadas conforme recomendações e mesmo assim, entre as 85 vacas em lactação, somente 20 delas estão cobertas.

Procuro ler tudo que posso sobre o assunto mas gostaria de algum conselho ou exemplo relacionado diretamente ao nosso caso. Agradeço a qualquer informação, pois sei que tenho muito que aprender ainda. Obrigado.
Jeroen de Best
JEROEN DE BEST

CARAMBEÍ - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/07/2008

Provavelmente também entrariam muito mais cooperativas nesse ranking!
CLAUDIO ANTONIO CESÁRIO
CLAUDIO ANTONIO CESÁRIO

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 28/06/2008

Retrato real do mercado. Destaque para as empresas que exportaram no ano de 2007 e para 2008 projeções de crescimento.
Eduardo Amorim
EDUARDO AMORIM

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/06/2008

Este número com certeza é maior, podendo chegar a mais de 40 empresas ligadas ao setor lácteo, fechando num percentual próximo a 10% das 400 maiores empresas do Brasil trabalhando no segmento de leite.

Só na cidade de Patos de Minas, onde temos fazenda, há a CEMIL e a COOPATOS que acredito possuírem faturamento para estar no ranking da revista Exame. Se não as duas, pelo menos a CEMIL tem.
Qual a sua dúvida hoje?