Everton Gonçalves Borges, Engenheiro Agrônomo, Produtor Rural e Lider Classista

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 14
Ícone para curtir artigo 0

Natural de Sacramento - MG, fez curso de operário, mestre e técnico agrícola, formado em 1970 como engenheiro agrônomo na ENA, Universidade Rural do Brasil, no KM 47 - RJ, bolsista por 03 anos do CNPQ no IPEACS em estatística experimental. Foi extensionista da ACAR (Associação de Crédito e Extensão Rural) em Patrocínio - MG, época em que iniciou o desenvolvimento do cerrado brasileiro e chefe de região leiteira, coordenando a captação e assistência técnica aos produtores de leite na Nestlé do BRASIL Ltda, período em que fez diversos cursos e estágios de aprimoração. Hoje está aposentado, é presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ibiá - MG, trabalhando gratuitamente, visando retribuir e levar orientações aos produtores rurais sobre tudo o que aprendeu na escola e na vida profissional.

MKP: Como é a sua propriedade leiteira?

Resido em Ibiá - MG e possuo uma pequena propriedade de 315 hectares, também no município de Ibiá - MG, Fazenda Sagrado Coração de Maria&Jesus. Devido a qualidade e a concorrência com outros segmentos na mão de obra, e a penosa lei trabalhista, optei em ser ex-produtor de leite e ser recriador de novilhas girolando 1/2 sangue, girando um rebanho de aproximadamente 400 cabeças por ano, que repasso aos produtores de leite, trabalhando com apenas um funcionário.

Figura 1


MKP: Quais são as principais dificuldades que você tem na atividade?

O maior problema para produzir leite é a falta e a qualidade de mão de obra, principalmente alicerçada por uma lei trabalhista absurda em que as pessoas não podem nem aprender e nem trabalhar antes dos 18 anos - idade em que não mais vão aprender e quererem saber de produzir leite, que é uma atividade gratificante, porém escravizante - são 365 dias diretos no ano. Não é mole. Atividade só para grandes empresas ou familiar.

MKP: O que está melhorando no setor?

Tem muita coisa melhorando no dia a dia, principalmente os conhecimentos que se adquiri através do MilkPoint, Globo Rural, Revistas DBO, Balde Branco e Mundo do Leite. Também, a IN 51, a granelização na coleta do leite, pagamento por qualidade e os projetos Educampo e Balde Cheio, etc.

MKP: O que acha que falta no setor?

Maior integração e envolvimento dos produtores e compradores de leite com os poderes públicos para melhorar o fornecimento de energia elétrica e estradas para refrigeração e transporte do leite, sem os quais ocorrem grandes transtornos com grandes prejuízos para os produtores.

MKP: Qual personalidade admira no setor?

São diversos, podemos citar: os professores Vidal, Corsi e Sebastião Teixeira. O pesquisador Artur Chinelato, Rodrigo Alvim da CNA, Equipe do MilkPoint e os produtores dos Campos Gerais Paranenses - Arapoti, Castro e Carambeí - pelo grande profissionalismo na atividade leiteira.

MKP: Qual empresa admira no setor?

A Nestlé do Brasil, multinacional que trabalha com correção, profissionalismo e qualidade, cumprindo no mínimo com as normas do país onde está instalada; e a CCPR - Itambé, exemplo de perseverança, crescimento e profissionalismo no segmento cooperativista de leite no Brasil.

MKP: Dica de sucesso ou frase preferida

A vida terrestre é uma safra só; o que vamos colhendo é o resultado do que, e de como, plantamos e cultivamos.

MKP: Quais os serviços do MilkPoint você utiliza mais?

Sendo aposentado, tenho tempo e grande interesse. Há muitos anos acompanho diariamente, do editorial aos classificados, e em todos sempre adquiro conhecimentos que me são úteis no dia a dia.

Como o MilkPoint lhe auxilia no dia-a-dia?

Os grandes conhecimentos adquiridos através do MilkPoint são de grande importância para meu conhecimento e para repassar aos produtores de nossa região, através de um informativo mensal do nosso sindicato rural.
Ícone para ver comentários 14
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Everton Gonçalves Borges
EVERTON GONÇALVES BORGES

IBIÁ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 08/09/2009

Prezado Dr. Carlos Sampaio Faria Filho;
Agradeço suas considerações sobre nosso trabalho e nossa tragetória de vida. Na realidade iniciei meus estudo e conhecimento sobre agropecuária em 1960 na Escola Agrotécnica de Muzambinho, estando sempre direcionado para o produtor rural brasileiro. O que nos motiva e faz com que, continuemos trabalhando e lutando pela classe produtora são considerações como a vossa e as dos demais missivistas com seus elogios, que temos certeza não fazemos jus para merecê-los.

O nosso pensamento real de vida é que nesta terra somos todos passageiros, devemos sempre cultivar o bem sem olhar a quem, e temos a certeza de que sempre receberemos o dobro do que desejamos e praticamos aos outros.

Sobre alimentação de novilhas indico-lhe contatar o Centro Nacional de Pecuária Leiteira de Coronel Pacheco - MG, da Embrapa, que tem um corpo técnico excelente, que muito poderá contribuir para a condução de suas atividades.

Meus mais sinceros agradecimentos, que são extensivos ao excelente MilkPoint.

Abraços.
Everon Gonçalves Borges
Sindicato dos Produtores Rurais de Ibiá - MG
Carlos Sampaio Faria Filho
CARLOS SAMPAIO FARIA FILHO

OUTRO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/08/2009

Dr Everton parabéns pela sua trajetória, carreira e exemplo que é para seus filhos e conhecidos.
Estou aqui sem te conhecer, mas emocionado com os depoimentos, então me senti a vontade para te parabenizar, pois profissionais como o Sr, com seus conhecimentos e disponibilidade contribuem muito para o desenvolvimento da nossa Pecuária.
infelizmente não tive a oportunidade de te conhecer, mas quem sabe um dia...
Sou formado em engenharia Civil, tenho 52 anos e iniciei no desafio de ser Produtor de Leite a mais ou menos oito anos, e o que tem me dado muito prazer é a criação de Bezerras e Novilhas para reposição do plantel.
Como todo iniciante que gosta da atividade tenho aprendido muito, mas os erros são inevitaveis, e como pontos fracos, são minhas dúvidas quanto a nutrição e manejo das Novilhas, que por coincidência é parte do teu atual trabalho.

Párabéns tambem a equipe Milk Point por mais esse Canal de comunicação e abraços a Família Borges.

Carlos Sampaio
Silveiras- São Paulo
marcio rangel borges
MARCIO RANGEL BORGES

GUAÇUÍ - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/02/2009

É com grande prazer que comento essa entrevista. Busco sempre exemplos de pessoas que nos trazem realmente o que é a realidade da produção de leite, sou um jovem pequeno e insistente produtor de leite, que mora na cidade e ocupo um cargo de farmaceutico em uma pequena empresa, onde invisto não só meu dinheiro como meu suor e tempo vago em minha produção, porém ainda com a esperança de que homens assim nos continue dando liçoes de como se sobressair na sua atividade, seja ela por hooby ou não, vivo de exemplos bons, onde mais este me ajudou a entender algo a mais. Enfim, somos parentes no sobrenome; é um prazer.

Um abraço,
Márcio Rangel Borges
Guaçuí-ES
Carlos De Simoni Silveira
CARLOS DE SIMONI SILVEIRA

PASSOS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/02/2009

Parabenizo a equipe do MilkPoint pela acertada escolha em falar um pouco do Sr Everton. Tive a honra de conhece-lo e comprar um lote de novilhas 1/2 sangue, com tão pouco tempo que estivemos juntos me tornei fã dele, um homen com coração de criança, só tem assunto bom e o que mais gosta é falar de sindicato, associação e tudo aquilo que possa servir para o bem do produtor, fala de família, de trabalho e enche a boca para falar de Deus.

Um grande abraço,

Carlos de Simoni Silveira
Passos MG
bolivar ribeiro de carvalho
BOLIVAR RIBEIRO DE CARVALHO

LAURENTINO - SANTA CATARINA - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 07/02/2009

Sou um pouco suspeito em dizer qualquer coisa a respeito do Everton, pois trata-se de meu cunhado. Alem de tudo que já foi dito por amigos e ex-colegas de trabalho, devo dizer que é um grande Pai, ótimo marido, "um segundo Pai para minha irmã deficiente, hoje com 80 anos". Everton é realmente um exemplo de vida para todos nós. Anualmente recebo a sua visita aqui por Santa Catarina onde resido.

Parabens MilkPoint por dar a oportunidade a todos que passam por esta página em conhecer melhor Everton Gonçalves Borges.

Um abraço,

Bolivar Ribeiro de Carvalho
Estancia Fruteira-Gado jersey
Laurentino-SC
Agenor Teixeira de Carvalho
AGENOR TEIXEIRA DE CARVALHO

ARAXÁ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/02/2009

Parabéns ao MilkPoint por mostrar para todo o Brasil essa "Grande Personalidade" que é o sr. Everton Gonçalvezs. Pessoa importantíssima em toda a cadeia do leite na região do Alto Paranaiba. Grande conhecedor de leite desde a seleção do gado, produção, captação, industrialização e comercialização.

Hoje contribuindo com a nossa pecuária, vendendo gado leiteiro de primeira linha, e é considerado um dos maiores selecionadores de "Girolando 1/2 sangue" desta grande bacia leiteira de Minas Gerais.

Parabéns MilkPoint.
Obrigado Sr. Everton.
Alexander Neves Zuquim
ALEXANDER NEVES ZUQUIM

ARCOS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 02/02/2009

Tive a honra de trabalhar por diversos anos na Nestlé e por um período o Sr. Everton foi meu superior. Conheço seu trabalho com honra, profissionalismo, dedicação e companheirismo. Admiro mais ainda neste profissional que, mesmo aposentado, administra uma entidade sem nada receber, pela simples vontade de ver a classe rural desenvolver. Hoje trabalho em outra empresa do segmento veterinário, e por diversas vezes tive seu apoio em eventos que realizei na região de Ibiá, sempre com seu entusiasmo.

A Agropecuária precisa de cada vez mais profissionais dedicados como Sr. Éverton, e não oportunistas do mercado.

Ao MilkPoint, parabéns pela entrevista com este Profissional.
Sanzio
SANZIO

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 01/02/2009

Meu pai. Janine, 63 ainda, pois dia 05 de fevereiro vem 64
Meu pai... Janine já disse tudo. Coincidentemente segui o mesmo caminho e é o meu horizonte. Quero dizer que ao nosso lado existe uma grande pessoa que é nossa mãe, que sempre aguentou os problemas e dificuldades e é companheira desta pessoa.

O resto, pai, te falo pessoalmente... como sempre me ensinou.
Jaime Antonio de Souza
JAIME ANTONIO DE SOUZA

BELA VISTA DE GOIÁS - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 31/01/2009

Boa noite!

Também tive a felicidade de trabalhar com o Sr. Everton por 2 anos, grande professor. Muitos profissionais, depois que deixam o status de "Chefe" de uma grande Empresa caem no anonimato. O Sr. Everton, pelos grandes serviços prestados à Nestlé, mas, muito mais as comunidades por ele atendidas, continua disfrutando de enorme respeito e carinho de todos os envolvidos na produção de leite, porque além de ser um grande profissional, é ser humano formidável.

Deixou muitos discípulos, eu humildemente tento seguir seus ensinamentos.

Parabéns à equipe do Milkpoint pela entrevista, deram uma oportunidade a quem sabe a fundo tudo que envolve a cadeia láctea.

Um grande abraço!

Jaiminho.
Silvio Saraiva Sampaio
SILVIO SARAIVA SAMPAIO

ARAXÁ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/01/2009

Tive a grande oportunidade de trabalhar com o Sr. Everton no periodo de 11 anos, pessoa impar, amigo, humilde e muito competente, respeitado por todos produtores, Laticinios, entidades de classe que conviveram com ele na região do Triangulo e Alto Paranaiba, sabe de sobra ser Amigo e Profissional.

Sr. Everton, considero um Icone da Nestlé, foi a pessoa determinante pela transformação do leite na região, fomentou o profissionalismo da atividade durante seus 29 anos de trabalho.

Sou muito grato a ele, e aplico diariamente seus ensinamentos.

Parabéns pela oportunidade.

Silvio
Janine Carvalho Borges Aguiar
JANINE CARVALHO BORGES AGUIAR

UBERABA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/01/2009

Meu pai... 64 anos de pura persistência e obstinação em volta da Pecuária Leiteira. Um dos melhores alunos da Escola Nacional de Agronomia; um profissional dedicado e exemplar no meu ponto de vista dentro da Nestlé, austero, exigente, mas do coração do tamanho do mundo. Acho que está um pouco "desperdiçado", pois seu propósito e suas idéias com certeza contribuiriam em demasia para politica leiteira, pois somos uma classe totalmente menosprezada e precisamos de pessoas que, como ele, já aposentado sem pretensões políticas e salariais, apenas com propósito de ajudar a classe que é tão desunida.

O que fazer? Ficar de braços cruzados? Gente, não trabalhemos em vão, o retorno é fundamental! No caso dele, que vivenciou por muitos anos o sofrimento dos produtores de leite, resolveu recriar Girolando e com muito esmero, escolhendo o seu gado a dedo onde são 400 1/2 sangue de "babar"... meu grande concorrente! Mas não pode é parir na mão dele que o desespero é certo.

Não existe mão de obra, o preço do leite não colabora, os governantes nos ignoram... É hora de dar uma reviravolta nessas dificuldades!

Pai... Confiamos na sua determinação e no seu trabalho, só assim conseguiremos unir forçar e alcançar nossos objetivos.

Um grande abraço da filha que te admira muito e tenta se inspirar um pouco nos seus ensinamentos e na sua trajetória.

Janine Borges Aguiar
luiz magno de carvalho
LUIZ MAGNO DE CARVALHO

GOIÂNIA - GOIÁS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 27/01/2009

Tive o prazer de trabalhar com o dr Everton como subordinado e colega de trabalho. É realmente um tecnico da maior competencia, que muito contribuiu para o desenvolvimento da pecuaria leiteira do Alto Paranaiba e Alto São Francisco.

Um grande abraço.
Everton Gonçalves Borges
EVERTON GONÇALVES BORGES

IBIÁ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/01/2009

Agradeço as palavras do Lucas, produtor por quem tenho grande estima e consideração por sua luta, dedicação e inteligencia.

Quando trabalhei com leite as dificuldades eram enormes (estradas péssimas, lateiros, custos transporte 1º 2º percurso, tudo era bem mais difícil), mas havia a garantia da palavra e o respeito para com os produtores, o que hoje, pelo que ouço, são quesitos que tem deixado a desejar, principalmente quando a oferta é maior do que a demanda, porém sempre tive um lema, de que atrás de morro tem morro, hoje está sobrando, mas amanhã pode faltar e ai é hora de ver o procedimento destas pessoas (empresas).

É inadmissível pagar leite por qualidade e não fazer a coleta no máximo a cada dois dias.

Everton Gonçalves Borges
L.  Ferreira de Aguiar
L. FERREIRA DE AGUIAR

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/01/2009

Conheço o Everton desde seus tempos de ACAR e EMATER em Patrocínio - MG. E depois convivemos por muito tempo em Ibía - MG, quando este era funcionário da Nestlé e eu fornecia leite para essa empresa. Não conheço ninguém que entenda mais de mercado de leite e conhece tanto os bastidores deste mercado como ele e com uma longa experiência como produtor. Acho que o fato deste ter deixado de ser produtor para se tornar comerciante de gado, devia servir de exemplo para nós que insistimos em manter nessa atividade. Porque ninguém mais do que ele para saber que esse negócio só dá certo para quem pratica a agricultura familiar, pois o salário que seria pago aos funcionários fica com a família. E os grandes empresários que aplicam dinheiro de outras atividades na produção de leite, a praticam como um robbie ou por outros motivos não muito claros.

L. Aguiar.
Qual a sua dúvida hoje?