ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

European Milk Board pede reformas urgentes no setor agrícola

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/01/2024

4 MIN DE LEITURA

0
1

Este ano, o European Milk Board (EMB) também esteve presente na Green Week e está fornecendo informações sobre os desenvolvimentos no setor de lácteos, juntamente com colegas da associação alemã de produtores de leite BDM e Fair Milk.

Como uma organização guarda-chuva que representa mais de 20 associações membros de muitos países europeus e coopera com outras organizações internacionais, o EMB foi a essa feira internacional em Berlim para pedir as importantes reformas necessárias no setor de lácteos. "A Europa está em um momento decisivo no que diz respeito à agricultura", diz o presidente da EMB, Kjartan Poulsen. Ele enumera os seguintes sinais claros:

  1. A resiliência das fazendas está diminuindo rapidamente. Muitos produtores já abandonaram o setor e muitos outros o seguirão. A renovação geracional necessária não está ocorrendo porque o setor não apresenta perspectivas. Os empregos nas áreas rurais estão desaparecendo.
     
  2. A UE está em processo de implementação do Green Deal sem a estrutura de mercado necessária - isso é altamente evidente para os produtores, devido aos requisitos mais rigorosos e aos custos mais altos. Isso agrava a dinâmica do ponto 1 e coloca em risco a criação de valor nas áreas rurais.
     
  3. Não foi possível interromper o ciclo de crises recorrentes. Como resultado, nos encontramos em uma queda significativa de preços desde o início de 2023, que atinge as fazendas leiteiras em cheio e prejudica ainda mais sua resiliência. E esse é o caso:
    - apesar da existência da redução voluntária da produção como um instrumento de crise que, no entanto, não foi ativado,
    - apesar da possibilidade de agrupamento de produtores, que, no entanto, não levou a volumes agrupados suficientemente altos, e
    - apesar dos artigos sobre contratos na Organização Comum de Mercado, que ainda têm muitas lacunas.
     
  4. A vontade política de trazer estabilidade ao setor agrícola europeu e de estabelecer regras de mercado importantes é inexistente ou fraca entre as partes interessadas europeias importantes, como a Comissão Europeia e os governos nacionais.  

O EMB questiona: Temos um setor agrícola estável na Europa? e nossa segurança e soberania alimentar estão salvaguardadas? Com base nos pontos 1 a 4, a resposta aqui é NÃO.

Produtores da Europa: pragmáticos e construtivos

Mas os produtores da Europa não estão de braços cruzados. Eles estão ativos há anos, tentando conduzir o setor agrícola na direção certa, elaborando ideias práticas para estruturar políticas e levando projetos como o Fair Milk diretamente ao mercado. Poulsen analisa as soluções propostas pelos produtores para os problemas mencionados acima:

  1. Fortalecer a resiliência das fazendas por meio de preços ao produtor que cubram os custos, tornando a produção de leite novamente lucrativa e possibilitando que a próxima geração entre no setor.  "Além das disposições legais necessárias, também é importante apoiar e expandir os principais projetos de produtores, como o Fair Milk, que já estão contribuindo significativamente para a criação de um setor agrícola mais justo", destaca Poulsen.
     
  2. Criar uma estrutura legislativa para acompanhar o Green Deal que garanta preços de mercado estáveis e permita que os produtores atendam aos requisitos ambientais. Isso inclui elementos como:
     - Disposições contratuais específicas da UE sobre, entre outras coisas, volume e preços de cobertura de custos antes da entrega do leite para todos os agentes do mercado, inclusive cooperativas.
    - Um ato legislativo em toda a UE que torne obrigatórios os preços de cobertura de custos.
    - Cláusulas-espelho rigorosas para importações e controles de conformidade confiáveis.
    - Medidas para aumentar o agrupamento de produtores a fim de compensar efetivamente os desequilíbrios de poder no mercado.
     
  3. Evitar crises, não permitindo que a redução voluntária da produção na Organização Comum de Mercado (OCM) acumule poeira, mas sim desenvolvendo-a com um mecanismo que seja acionado automaticamente. O Programa de Responsabilidade de Mercado fornece um modelo para o desenvolvimento futuro da redução voluntária da produção.
     
  4. Desenvolver uma vontade política significativa para implementar reformas. Como a voz dos produtores, o EMB está em contato regular com os formuladores de políticas em toda a Europa e fornece informações atualizadas sobre a situação do setor e as reformas urgentemente necessárias. "Alertamos os formuladores de políticas para que não negligenciem o setor agrícola e sua reforma e não o tratem como uma prioridade. Eles devem estar atentos aos sinais do setor e tomar medidas duradouras e eficazes."

Tendo como pano de fundo as próximas eleições europeias, é preciso deixar claro para os representantes políticos que essas questões socialmente relevantes devem finalmente ser abordadas. "Se isso não for feito, os eurocéticos ganharão mais terreno entre os eleitores e a tendência desestabilizadora dos últimos anos continuará", disse Poulsen. Como a EMB enfatizou na Green Week, seus produtores são representantes pragmáticos e construtivos do setor e estão sempre abertos ao intercâmbio com os formuladores de políticas, a fim de preparar o caminho para as reformas necessárias.


As informações são do European Milk Board, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures