Europa pode enfrentar escassez de queijos

Os processadores europeus devem se preparar para um aumento significante no preço que pagam pelos queijos, alertou a <i>European Dairy Association</i> (EDA). Os comentários se somam às recentes preocupações de que a Europa poderá enfrentar uma possível escassez de queijos, visto que a reduzida oferta global de leite continua afetando as margens da indústria.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Os processadores europeus devem se preparar para um aumento significante no preço que pagam pelos queijos, alertou a European Dairy Association (EDA). Os comentários se somam às recentes preocupações de que a Europa poderá enfrentar uma possível escassez de queijos, visto que a reduzida oferta global de leite continua afetando as margens da indústria.

O presidente da EDA, Joop Kleibeuker, disse ao site Dairy Reporter que as preocupações referentes à oferta de queijos são devido aos atuais altos preços dos produtos como manteiga e leite em pó desnatado. "O que temos visto em vários países é uma substituição no uso do leite cru para leite em pó desnatado e manteiga, que estão sendo vendidos a preços muito bons". Isso tem resultado em menos leite sendo disponibilizado para a produção de queijos.

Até recentemente, os preços dos queijos na Europa se mantiveram estáveis. Entretanto, com a indústria incapaz de aumentar a oferta do produto, os preços estão começando a subir.

O atraso nestes aumentos, comparado com as taxas de aumentos de manteiga e leite em pó desnatado, pode ser relacionado aos contratos de preços de três a seis meses que normalmente são feitos entre os produtores de queijos e seus clientes.

Kleibeuker sugere que as mudanças nos preços poderão também afetar o atual consumo do produto, uma tendência que já ocorreu nos Estados Unidos, visto que os processadores repassaram os maiores custos aos consumidores. Na Europa até agora, parece haver uma resistência a esta prática que, de acordo com Kleibeuker, pode ser devido à competição entre os varejistas para garantir que os preços continuem baixos.

Para o futuro, ele disse que é impossível prever se estes aumentos nos preços serão de longo ou de curto prazo para a indústria.

As reformas nas cotas de produção leiteira também restringiram a oferta, disse Kleibeuker, afirmando que as autoridades estão tentando criar uma maior flexibilidade aos produtores, com países como a França começando a aumentar a produção, apesar de esta se manter abaixo da cota.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Cooperativa dos Produtores de Leite de Esmeraldas Ltda
COOPERATIVA DOS PRODUTORES DE LEITE DE ESMERALDAS LTDA

ESMERALDAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/08/2007

Boa notícia para o produtor de leite brasileiro, mais um indício de que preço do leite pode continuar firme por mais um tempo.

André Costa.
Qual a sua dúvida hoje?