Em mais um capítulo da negociação de redução tarifária dos produtos agrícolas, o comissário de Comércio da União Européia, Peter Mandelson, disse que a Europa poderá oferecer uma redução em suas tarifas de importação como forma de desbloquear as negociações globais sobre comércio, desde que outros países desenvolvidos façam o mesmo.
A UE está oferecendo uma redução ordem de 39% em média; os países em desenvolvimento estão reivindicando cortes de 54%. O vice-chefe da Representação Comercial dos EUA (USTR), Peter Allgeier, minimizou a importância da proposta de Mandelson, que qualificou como "pequenas melhoras", e disse que a Europa precisa reduzir suas tarifas em mais de 54%.
Os EUA querem que a redução de tarifas européias fique no meio termo entre os 54% pretendidos pelos países em desenvolvimento e os 66% que Washington propôs. A Europa, de seu lado, quer que os EUA reduzam os subsídios agrícolas e que países como Brasil e Índia abram seus mercados a produtos industriais, segundo reportagem do Estadão/Agronegócios com informações da Dow Jones.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.