Uma pesquisa da empresa de embalagens Amcor mostrou que há diferença na atitude dos consumidores europeus ao comprar produtos de mercearia on-line. Na avaliação, os laticínios são a categoria mais popular de alimentos frescos em compras on-line, com 65% dos compradores comprando queijo e 61% comprando iogurte e sobremesas geladas.
A pesquisa da Amcor avaliou 1.000 compradores de supermercado on-line na França, Reino Unido, Alemanha, Holanda e Suécia, para estudar suas preferências e entender tendências mais amplas do comércio eletrônico. Na Europa, o mercado de supermercados on-line deve crescer 66% até 2023, enquanto a Nielsen prevê que 70% dos consumidores em todo o mundo farão suas compras on-line até 2024.
A pesquisa mostrou que os consumidores britânicos têm uma disposição muito maior para comprar alimentos frescos on-line, já que a maioria (69%) compra a mesma quantidade ou mais on-line do que na loja — em comparação com apenas 30% dos europeus em outros países. O principal motivo foi a conveniência. Eles perceberam uma economia de tempo, além de observar a facilidade de entrega versus a necessidade de levar mantimentos para casa.
A pesquisa também revelou porque os consumidores de outros países europeus podem não estar adotando compras on-line de alimentos frescos no mesmo grau que o Reino Unido. Isso se deve principalmente a preocupações com o frescor — 61% dos compradores europeus preferem ver e testar produtos frescos antes de comprá-los.
Especificamente, 78% dos compradores franceses querem verificar fisicamente a qualidade dos produtos frescos antes de comprar, enquanto 77% dos alemães preferem comprar produtos nas lojas diariamente para evitar o desperdício de alimentos.
As assinaturas de alimentos também estão ganhando popularidade em toda a Europa. Os compradores holandeses lideram a tendência, dizendo que assinam entregas de frutas e legumes (36%), entregas de café (36%) e assinaturas de lanches (34%). Em todo o resto da Europa, 26% dos entrevistados no Reino Unido, Suécia e Holanda afirmam ter usado uma assinatura do kit de refeições.
Quanto à embalagem, a maior consideração para os consumidores é a sustentabilidade, principal requisito para 65% deles. A embalagem reciclável foi o principal atributo procurado pelos compradores on-line. A pesquisa da Amcor mostrou que mais de um terço dos consumidores on-line acredita que a reciclagem de embalagens é muito importante. Além disso, 13% dos compradores citaram a falta de informações sobre embalagens disponíveis on-line, destacando uma oportunidade para os varejistas eletrônicos adicionarem essas informações.
Chris Fesen, diretor de marketing de alimentos da Amcor, disse: “As compras alimentos frescos em comércio eletrônico estão aumentando e os produtores de alimentos podem se adaptar para aproveitar esse mercado emergente. No entanto, muitos consumidores ainda estão preocupados com o frescor e o desperdício de alimentos — em uma loja física, os compradores podem verificar visivelmente o frescor dos produtos, carne e laticínios, mas isso é mais difícil com a entrega a domicílio. As marcas devem optar por embalagens que mantenham os alimentos seguros e frescos durante o transporte e exibam esse frescor. Para cumprir as metas de sustentabilidade, é vital que as marcas de alimentos frescos equilibrem o uso de materiais mais sustentáveis e recicláveis com embalagens que prolonguem a vida útil, evitando o desperdício de alimentos".
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.