ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Europa: associação busca manter laticínios abertos apesar dos desafios do coronavírus

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/03/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Numa carta aberta enviada à Comissão Europeia, o COM AGRI do Parlamento Europeu e os conselheiros agrícolas dos Estados-Membros da UE/Reino Unido, juntamente com Alexander Anton, secretário-geral da European Dairy Association (EDA), fizeram uma avaliação da situação da indústria de laticínios na atual crise causada pelo coronavírus.

A carta diz que, durante a crise, o setor lácteo europeu está provando sua capacidade de ser um fornecedor confiável e estável de leite e derivados, para o mercado da UE e em nível internacional.

Anton observa que a EDA agradece os apelos da Comissão Europeia aos Estados Membros para manterem abertas as linhas de suprimento de bens essenciais, incluindo leite. Ele afirmou que o bom funcionamento da cadeia de suprimentos (coleta de leite, transporte de suprimentos e materiais, distribuição de leite e laticínios) em toda a União e além-fronteiras é essencial.

A carta confirma que as operações estão em andamento, incluindo em Zagreb, na Croácia, que está parcialmente operacional, apesar de um terremoto recente. Anton afirma que "o leite e os produtos lácteos ainda mostram uma forte demanda, com a oferta operacional (embalagens, ingredientes não lácteos) se tornando um fator limitante neste segmento de mercado".

A carta observa que, até agora, os laticínios na Europa continuam operando, mesmo em áreas afetadas pelo surto de Covid-19, onde a força de trabalho ativa pode ser reduzida em até 20%. Acrescenta que os planos de contingência estão em vigor e que o pessoal da gerência foi treinado para assumir funções no processamento de leite.

“A 'situação de desligamento' agora em basicamente todas as partes da União e o aumento do volume de leite cru (pico sazonal da produção de leite) combinado com um número crescente de mão-de-obra em quarentena/não operacional e um suprimento restrito de itens operacionais (material de embalagem para produtos prontos para consumo) forçam os laticínios da UE a mudar os volumes de leite para instalações de processamento menos exigentes em mão-de-obra e menos dependentes de embalagem (torres de secagem) e, portanto, reduzem a produção de produtos prontos para consumo”, diz Anton na comunicação.

Anton também diz que os mercados a granel estão mostrando uma clara tendência de queda, com reduções significativas nos preços do leite em pó desnatado a nível internacional e da UE. O índice de preços do leite cru (valor do leite em pó desnatado e manteiga) também caiu, de 37,1 centavos/kg para 28,2 centavos/kg nas últimas oito semanas.

A EDA disse que pediu à UE que emitisse uma declaração sobre os pedidos de países terceiros para certicações referentes à Covid-19. Ele acrescentou que, devido à disponibilidade reduzida de contêineres e frete, o armazenamento de leite em pó desnatado, manteiga e queijo é a única opção, mas os custos de armazenamento estão aumentando.

A EDA instou a Comissão Europeia a continuar insistindo na coleta e distribuição de leite e laticínios em toda a UE, ativar o regime de ajuda à armazenagem de manteiga, leite em pó desnatado e todos os queijos, e estabelecer um esquema que permita acesso prioritário à capacidades de contêiner e frete para produtos classificados como essenciais, como leite e produtos lácteos.

Solicita também a criação de um esquema de emergência para descarte de leite, caso o leite não possa ser coletado devido à falta de capacidade de coleta ou processamento e a criação de um esquema de urgência para processadores para usos alternativos do leite (por exemplo, produção a granel em vez de bens de consumo) no caso de coleta continuada de leite, mas redução das capacidades de processamento.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures