EUA: volatilidade nos preços do leite persistirá

Os preços dos produtos lácteos seguirão apresentando uma forte volatilidade e uma tendência de alta como resultado da expansão na demanda mundial, informou o vice-presidente sênior do Conselho de Exportação de Lácteos dos EUA (<i>US Dairy Export Council</i>, USDEC), Marc Beck.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os preços dos produtos lácteos seguirão apresentando uma forte volatilidade e uma tendência de alta como resultado da expansão na demanda mundial, informou o vice-presidente sênior do Conselho de Exportação de Lácteos dos EUA (US Dairy Export Council, USDEC), Marc Beck.

Beck disse que continuará havendo um rígido balanço entre a oferta e a demanda de lácteos, motivado pelas restrições no crescimento das exportações mundiais. De acordo com reportagem do El Semanário, ele disse que a associação dos EUA com o México através do tratado de livre comércio da América do Norte (Nafta), poderá trazer um resultado positivo, citando como algumas vantagens comerciais a paridade de preços, a proximidade geográfica e uma oferta versátil de produtos (especialmente queijos).

Beck destacou que entre os fatores que estão limitando a oferta mundial de lácteos estão o aumento nos custos de produção, uma política para promover a produção de biocombustíveis e a opção pela agricultura, por ser mais rentável que a produção de leite.

Por outro lado, Beck afirmou que a demanda de lácteos continuará crescendo graças a um maior consumo de proteína animal, à expansão econômica em vários países e também a políticas governamentais que fomentam o consumo de leite através de subsídios.

No entanto, ele considerou que a transferência dos maiores preços ao consumidor poderia ter uma menor margem de manobra, especialmente em países de baixa renda, nos quais grande parte do rendimento familiar é destinada aos alimentos.

Finalmente, Beck disse que apesar dos fatores que afetam a oferta e a demanda serem cada vez mais complexos, dinâmicos e incertos, há evidências de que a oferta adicional de leite se originará da América do Norte.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?