Os preços dos produtos lácteos nos Estados Unidos deverão subir neste verão, atingindo níveis recordes, à medida que mais processadores estão transmitindo aos produtos finais os altos custos da matéria-prima. Os motivos são a rápida e crescente demanda de exportação para vários produtos lácteos, a escassa oferta global e os pequenos ganhos na produção de leite do país.
Neste cenário, alguns processadores de leite deverão ter prejuízos em seus lucros e economistas da indústria disseram que é apenas uma questão de tempo para que os maiores custos se reflitam no varejo.
A Dean Foods Co., maior processadora e distribuidora de lácteos dos EUA, alertou na última quinta-feira que os maiores custos do leite poderiam pressionar os lucros nos próximos meses, levando a uma redução de 9% nas ações e estimulando alguns analistas a baixar o status das ações.
O preço varejista do galão de leite poderia aumentar em 10% ou mais neste ano. Os preços dos outros produtos lácteos, como queijos, iogurtes e sorvetes, também aumentarão, mas a extensão dependerá da quantidade de leite usada nos produtos.
A forte demanda global por produtos lácteos, como leite em pó desnatado e soro de leite desidratado, é uma grande responsável pelo aumento nos preços. O soro de leite é usado em vários alimentos, como biscoitos, pães, massas e ração. Além disso, o produto vem ganhando popularidade entre os atletas, através de sua presença em barras de proteínas e bebidas esportivas, devido às suas propriedades benéficas na construção de músculos e recuperação após atividade física.
As exportações de soro de leite desidratado quase dobraram nos últimos dois anos devido a uma queda na produção da Austrália e da Europa. Os preços deste produto quase triplicaram no último ano, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Os lucros das fazendas leiteiras dos EUA em 2006 caíram 15% com relação a 2005. Isso, somado ao aumento nos preços dos alimentos animais devido aos aumentos nos preços do milho por causa da alta demanda por etanol, desestimulou a expansão de rebanhos leiteiros.
A produção deverá continuar ficando atrás da demanda à medida que muitos produtores reduziram seus rebanhos antes do aumento nos preços do leite e podem demorar para aumentar a produção, temendo que os preços possam cair tão rápido quanto aumentaram.
Os preços do milho também deverão continuar altos, apesar das projeções para a maior colheita da história em 2007, à medida que o boom na indústria de etanol consome mais deste grão.
As informações são do site Dailytimes.com.pk.
EUA têm previsão de aumento nos preços dos lácteos
Os preços dos produtos lácteos nos Estados Unidos deverão subir neste verão, atingindo níveis recordes, à medida que mais processadores estão transmitindo aos produtos finais os altos custos da matéria-prima.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.