EUA: queda nos preços pode beneficiar setor alimentício

Os preços do leite vem apresentado declínio à medida que a economia global se enfraquece, oferecendo certo alívio para as companhias de alimentos que estavam enfrentando os altos custos dos lácteos. As potenciais beneficiadas com esta tendência poderão incluir processadores como <i>Kraft Foods Inc.</i>, até usuários de queijos como a <i>Dominos´s Pizza Inc.</i>

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Os preços do leite vem apresentado declínio à medida que a economia global se enfraquece, oferecendo certo alívio para as companhias de alimentos que estavam enfrentando os altos custos dos lácteos. As potenciais beneficiadas com esta tendência poderão incluir processadores como Kraft Foods Inc., até usuários de queijos como a Dominos's Pizza Inc., apesar das empresas como a Kraft estarem simultaneamente sentindo a pressão dos varejistas para reduzir o preço de alguns de seus produtos.

Os preços do leite estavam em mais de US$ 44 por 100 quilos no começo de 2008 e terminaram o ano em cerca de US$ 22 por 100 quilos, de acordo com a Western Milling Weekly Feed and Dairy Newsletter.

O analista da Stifel Nicolaus, Chris Growe, vê a Dean Foods Co. como uma das principais beneficiadas com a tendência de baixa nos custos dos lácteos. Ele recentemente aumentou suas estimativas de lucros em 2009 da Dean em 8 centavos por ação, para US$ 1,50. Ele disse que a história tem mostrado que períodos com preços menores do que a média do leite tendem a impulsionar um crescimento do volume nos processadores de lácteos como a Dean.

A Kraft Foods também é outra potencial ganhadora. Growe disse que a empresa está enfrentando uma competição acirrada na categoria de queijos. À medida que os custos dos lácteos caem, as marcas privadas ou as marcas dos varejistas cortarão seus custos e a Kraft terá que fazer o mesmo. Isso significa que a empresa poderá não ter um grande benefício em suas margens, embora os menores preços devam se refletir em maiores volumes de vendas.

A cafeteria Starbucks Corp. é outra empresa norte-americana usuária de lácteos que disse recentemente que espera que os maiores custos do café sejam compensados pelos preços mais favoráveis dos lácteos em 2009.

Eventualmente, os benefícios da queda nos preços do leite poderão chegar a outros negócios, como é o caso das pizzarias. "O queijo é o maior componente da pizza e quando os preços dos queijos caem, é positivo para nosso negócio", disse a porta-voz da Domino's Pizza, Lynn Liddle.

A reportagem é do Dow Jones Newswires, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

mariano
MARIANO

SANTA FÉ - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 16/01/2009

Muy interesante su información
como siempre.
Los invito a ver la pagina de las Pymes Lacteas de Argentina www.pymeslacteas.com.ar
Tomamos mucha informacion de uds.
Saludos.

Mariano Viroglio
Qual a sua dúvida hoje?