Após anos com baixa oferta, o leite orgânico deverá inundar o mercado dos Estados Unidos à medida que as mudanças na legislação e as maiores margens estão estimulando mais produtores a produzi-lo.
Segundo reportagem de Anupreeta Das para a agência Reuters, a indústria de lácteos está esperando que a oferta de leite orgânico aumente em pelo menos 40% neste ano, de uma taxa de crescimento anual de 20% do ano passado, criando um excesso de 25 milhões de galões - ou 94,635 milhões de litros -, de acordo com algumas estimativas. Entretanto, a demanda por leite orgânico continuará crescendo a uma taxa de 25% ao ano, levando alguns especialistas da indústria a preverem que uma guerra de promoção no varejo está iminente.
Processadores e distribuidores de lácteos dos EUA, como Dean Foods, Stonyfield Farm e Organic Valley, cooperativa de lácteos que vende para a rede varejista de produtos naturais, Whole Foods Market, e outras, estão gostando dessas notícias porque fornece uma oportunidade para expandir o mercado e oferecer mais produtos lácteos à base de leite orgânico.
Os preços ao consumidor do leite orgânico não deverão cair uma vez que a indústria espera que este excesso de oferta tenha curto prazo. Considerando os outros potenciais usos do leite orgânico em outros produtos, a estimativa é que a situação de excesso de oferta dure cerca de seis meses, segundo o analista da JPMorgan Securities, Pablo Zuanic.
Esse excesso de oferta não é uma surpresa no mercado dos EUA. A mudança na legislação começou a acontecer no ano passado, após o produtor de Maine, Arthur Harvey, ter registrado um processo demandando regras mais rígidas governando a produção de leite orgânico. A "Lei Harvey", que entra em efeito no próximo mês de junho, requer que os produtores alimentem seus animais com grãos 100% orgânicos, comparado com o padrão anterior de grãos 80% orgânicos, com os 20% restantes sendo de grãos convencionais.
Os produtores de leite tiveram um período de carência de um ano para mudar para a produção de leite orgânico. O novo padrão aumentará os custos aos produtores porque os grãos orgânicos são mais caros.
O diretor executivo da Dean Foods, Gregg Engles, disse que os lucros da empresa no segundo semestre do ano deverão melhorar à medida que a companhia vai promover agressivamente a marca Horizon Organic nas lojas. O excesso de oferta está permitindo que a Horizon introduza novos produtos, como o leite orgânico fortificado com Omega-3 e sorvete orgânico.
A fabricante de iogurte, Stonyfield Farms, que tem participação majoritária da francesa Danone, disse em abril que comprará 48% mais leite orgânico neste ano do que em 2006 da Organic Valley/CROPP, cooperativa de lácteos de Wisconsin com 966 produtores orgânicos. A Stonyfield voltará a usar leite orgânico em seus iogurtes, após parar de fazê-lo e 2005 devido a uma escassez.
No começo de 2008, a oferta de leite orgânico dos EUA deverá cair à medida que as promoções no varejo vão expandir o mercado. Além disso, os preços do leite convencional deverão atingir novos recordes em 2007, fazendo com que o mercado convencional se torne mais lucrativo, o que significa menos incentivos para os produtores se tornarem orgânicos.
EUA: produção de leite orgânico deve crescer em 2007
Após anos com baixa oferta, o leite orgânico deverá inundar o mercado dos Estados Unidos à medida que as mudanças na legislação e as maiores margens estão estimulando mais produtores a produzi-lo.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.