ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

EUA: pico nas vendas no varejo suporta demanda por laticínios durante pandemia do coronavírus

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/03/2020

4 MIN DE LEITURA

0
0

Na mais grave e generalizada crise de saúde que o mundo vive desde a pandemia de gripe de 1918, os restaurantes estão temporariamente fechados em grande parte dos países. Parte dessa demanda perdida de alimentos foi absorvida pelo aumento das vendas no varejo, pois os consumidores preocupados estocam produtos básicos, incluindo leite, sorvete, manteiga, iogurte, queijo e alimentos congelados, incluindo produtos carregados de queijo, como pizza congelada. No entanto, levará semanas, se não meses, até que os analistas saibam se o atual aumento nas vendas no varejo será suficiente para compensar grandes perdas no setor de alimentos, com restaurantes e bares agora fechados na maioria dos estados.

"Do ponto de vista do consumo, a resposta dos EUA ao Covid-19 imita a preparação para um furacão ou tempestade de inverno, enquanto o tráfego de restaurantes ecoa uma grave crise econômica", diz Sarina Sharp, analista do Daily Dairy Report. “Ambas as comparações sugerem vendas mais fortes no varejo, especialmente para leite fluido e alimentos congelados. As vendas de leite fluido estão em forte tendência de baixa nos últimos nove anos, mas a demanda ano a ano realmente melhorou em 2009 e 2010, quando os consumidores estavam com um orçamento apertado e comiam mais refeições em casa.”

Com restaurantes restritos ou fechados na maioria dos estados, a Associação Nacional de Restaurantes dos EUA estima que o setor perderá US$ 225 bilhões, cerca de 25% de sua receita anual, se permanecer fechado por três meses para ajudar a impedir a propagação do Covid-19. Mais de 30 estados também fecharam escolas e universidades, enviando estudantes de todas as idades para casa entre duas semanas e o resto do ano letivo.

"É provável que o fechamento de escolas tenha um impacto negativo na demanda de leite fluido, mas até agora isso foi mais do que compensado pelo consumo doméstico muito forte", observa Sharp. "Numerosas redes de supermercados projetam aumentos de 50% para o leite fluido, e as vendas de leites com prazo de validade prolongado também devem ser especialmente fortes".

Cerca de 8% das vendas anuais de leite são para as escolas do país e quase 22 milhões de crianças em idade escolar dependem de almoços grátis ou com preços reduzidos, de acordo com a School Nutrition Association. Como muitos desses estudantes de baixa renda recebem a maior parte de sua nutrição diária dos programas de refeições escolares, estão sendo feitos esforços para continuar fornecendo isso a eles. Vários estados solicitaram isenções nos Summer Food Service Programs do USDA, que permitem que as escolas que enfrentam um fechamento inesperado continuem fornecendo refeições a estudantes de baixa renda. Para receber financiamento federal, essas refeições devem conter leite e as escolas de todo o país criaram estações de refeições rápidas para os alunos.

"Enquanto as exportações de laticínios dos EUA desaceleraram visivelmente durante a recessão global em 2008 e 2009, o consumo interno de laticínios foi mais resistente", observa Sharp. As vendas domésticas de manteiga aumentaram 6,1% em relação ao ano anterior em 2008 e 0,5% em 2009. O consumo de leite em pó aumentou 4,9% em 2008 e 29,8% em 2009. É provável que o leite em pó desnatado barato entre em mais listas de ingredientes para alimentos embalados em 2008 e 2009", diz Sharp. Porém, nos anos posteriores, "alguns desses produtos duradouros permaneceram nas prateleiras, pois o desaparecimento doméstico desses produtos caiu 13,2% em 2010."

Segundo Sara Dorland, analista do Daily Dairy Report e sócio-gerente da Ceres Dairy Risk Management, os preços do leite em pó sofreram mais do que qualquer outra categoria de produtos lácteos durante a pandemia do Covid-19 em andamento, porque os pós são principalmente produtos de exportação. "Suas cadeias de suprimentos são mais complicadas pelo frete internacional, que está envolvido em um backup nos portos chineses desde fevereiro, e o consumo global se tornou difícil de prever", diz Dorland.

Para que os mercados de laticínios se sustentem, Dorland diz que “a demanda no varejo precisaria compensar a totalidade dos serviços e exportações de alimentos, para manter os mercados de laticínios nos trilhos, e isso pode ser um pedido alto, apesar da recente corrida”.

Em um ano típico, ela acrescenta que as exportações dos EUA representam mais da metade da produção anual de leite em pó. "Maior consumo de produtos líquidos seria um pequeno problema em comparação", diz ela. Além disso, parece que a demanda está caindo para queijos italianos e produtos à base de creme, uma vez destinados ao serviço de alimentos. "A demanda por esses produtos parece ter diminuído bastante, o que poderia enviar o leite de volta aos processadores de commodities", diz Dorland.

Sharp observa que o consumo doméstico de queijo americano melhorou em 2008 e 2009, o que também poderia ocorrer durante a pandemia de Covid-19. "Este ano, as vendas de queijos fatiados podem acelerar mais cedo do que o habitual, já que a temporada de churrascos provavelmente está começando devagar devido ao clima ameno e ao distanciamento social", diz ela.

No entanto, Sharp alerta que as vendas de queijos que não sejam americanos, principalmente queijos mussarela e de estilo italiano, recuaram em 2008, provavelmente devido à menor demanda de pizza. Hoje, a menos que as consequências econômicas se aprofundem, os padrões de consumo durante a pandemia de Covid-19 podem favorecer a venda de pizzas, com a entrega agora sendo a única opção de restaurante em muitos estados.

As informações são do  Farm Journal's MILK, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures