EUA: novos serviços atraem consumidores aos supermercados

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Fazer compras no supermercado deixou de ser uma tarefa monótona, feita por obrigação, para grande parte dos norte-americanos. Isso porque atualmente, alguns supermercados dos Estados Unidos oferecem muitos outros serviços e atrações além dos produtos convencionais, atraindo, desta forma, mais e mais consumidores.

Dentre essas atrações estão tocadores de gaita de foles, 500 tipos de queijos, sushi fresco feito na hora por um verdadeiro chefe de cozinha, a oferta de jogos de cozinha de cerâmica finos o suficiente para servirem de presente de casamento, demonstrações de preparação de pratos, degustação de vinhos, sessão de autógrafos de livros de culinária de celebridades e até uma culinária de primeira classe em restaurantes com toalhas brancas sobre a mesa.

Estes supermercados, como por exemplo, a rede de propriedade familiar Wegmans, que tem 71 lojas nos EUA, estão se tornando famosos. Algumas vezes eles são mais caros do que os gigantes, como as Safeways, que estão sendo afetados por esta tendência. Muitos norte-americanos estão trocando as redes convencionais de varejo por essas lojas diferentes e especializadas, cheias de opções. Os supermercados convencionais dos EUA lutam pelo espaço - as vendas nos estabelecimentos de varejo são de mais de US$ 800 bilhões por ano - e a competição é cada vez maior.

De acordo com o editor do site Supermarketguru.com, Phil Lampert, o mercado varejista dos EUA é "um mundo de extremos". As redes de baixo custo, como Wal-Mart e Costco, estão se desenvolvendo bem. No meio, as Safeways e as Albertsons, estão perdendo dinheiro e clientes. "Eles estão buscando uma nova identidade".

O Wal-Mart já é a maior rede varejista de alimentos dos EUA, com cerca de 14% de todas as vendas. Porém, companhias mais ágeis e de maior risco, como Stew Leonard's, Whole Foods, Trader Joe's, Lunds and Byerly's, Wild Oats, Bristol Farms e Central Market, também estão crescendo, em alguns casos, de forma explosiva.

Estas companhias estão obtendo sucesso porque estão ensinando seus funcionários a construir relações com os clientes através de serviços pessoais.

Até mesmo gigantes como Wal-Mart estão tentando se aproximar um pouco das Wegmans. A rede anunciou que está dobrando suas ofertas de produtos orgânicos em 3,8 mil de suas lojas. A razão para esta tendência é que os norte-americanos estão sendo cada vez mais expostos a culinárias internacionais, estão mais preocupados com a alimentação saudável e querem mais qualidade de vida, estando dispostos a pagar por isso.

A reportagem é de Maria Puente para o USA Today.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?