A Nestlé, maior fabricante de água engarrafada do mundo, tenta convencer o consumidor de que ele deveria se preocupar mais com outra bebida: o refrigerante. Recentemente, a empresa começou a exibir comerciais de sua água Pure Life em canais de TV americanos de língua espanhola, como Univision e TeleFutura, anunciando a bebida como uma alternativa mais saudável aos refrigerantes açucarados.
A Nestlé - que também é dona das marcas Perrier, Vittel e Aquarel, além da Poland Spring nos EUA - planeja expandir a campanha publicitária para os canais em inglês e anúncios impressos em todos os EUA a partir do primeiro trimestre de 2009, diz um porta-voz. Quem faz a locução da propaganda da Nestlé Pure Life é Christina Saralegui, popular apresentadora de um programa de entrevistas que é conhecida como a "Oprah latina". "Mais de 30% das crianças americanas são obesas", diz ela. "Beber água em vez de três refrigerantes por semana, durante um ano, evitará que ganhe três quilos de gordura."
Há anos que os nutricionistas propagam argumentos parecidos, mas até agora eles não tinham dado as caras em comerciais de água engarrafada. A Nestlé tem a liberdade de fazer isso porque, diferentemente dos concorrentes, não fabrica refrigerante. A Pure Life é a terceira água engarrafada mais vendida dos EUA, em volume, depois da Aquafina, da PepsiCo, e da Dasani, da Coca-Cola, segundo a revista setorial Beverage Digest. Em 2006, 70% da expansão nas vendas de água engarrafada nos EUA veio de pessoas que resolveram trocar de bebida, segundo Bob Davino, diretor de marketing da Nestlé Waters.
A Nestlé procura novas idéias de marketing porque, como as concorrentes, tem visto as vendas de água despencar, em meio às críticas de que transportar água em garrafa plástica é desperdício. Muitos governos municipais nos EUA e Europa reduziram ou baniram as compras de água engarrafada nos últimos dois anos, citando preocupações com o meio ambiente. Prejudicada por essa reação, a Nestlé Waters foi a única divisão da empresa suíça a divulgar queda nas vendas nos primeiros nove meses. "As vendas também têm sido prejudicadas pela crise financeira, já que as pessoas estão optando pela água da torneira, diz Harris".
A Nestlé começou sua campanha anti-refrigerante com a comunidade latina porque esta bebe mais água engarrafada que a maioria dos outros grupos étnicos dos EUA, diz Kim Jeffery, diretor-presidente para América do Norte da Nestlé Waters. As propagandas para o público de língua inglesa contarão com mensagem parecida, voltada ao "diretor de saúde familiar", um termo interno da Nestlé para as mães de família.
A matéria é de Aaron O. Patrick, publicada no jornal Valor Econômico, adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.
EUA: Nestlé abre guerra contra refrigerantes
A Nestlé, maior fabricante de água engarrafada do mundo, tenta convencer o consumidor de que ele deveria se preocupar mais com outra bebida: o refrigerante. Recentemente, a empresa começou a exibir comerciais de sua água Pure Life em canais de TV americanos de língua espanhola, como Univision e TeleFutura, anunciando a bebida como uma alternativa mais saudável aos refrigerantes açucarados.
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