Uma dieta rica em produtos lácteos com baixo teor de gordura pode reduzir os riscos de desenvolvimento de diabetes tipo 2 em mulheres em cerca de 20%, informou um novo estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Um estudo anterior, de maio de 2005, já tinha mostrado resultados semelhantes em homens.
"Apesar de alguns estudos terem indicado que o consumo de lácteos pode reduzir os riscos de obesidade e síndrome da resistência à insulina, dados diretamente relacionando o consumo de lácteos com diabetes tipo 2 continuam escassos", disse o autor da pesquisa, Simin Liu, na edição de julho do jornal Diabetes Care.
Para tentar preencher esta lacuna de dados, cientistas de várias instituições de saúde dos EUA, incluindo Escola de Saúde Pública e Escola de Medicina de Harvard e Centro para Controle e Prevenção de Doenças, acompanharam 37.183 mulheres por 10 anos.
O estudo mostrou que o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 foi reduzido em 4% para cada porção por dia aumentada no consumo de lácteos.
Durante os 10 anos de estudo, 1.603 mulheres desenvolveram diabetes tipo 2. Após ajustar os dados considerando Índice de Massa Corpórea (IMC), hábito de fumar, histórico familiar de diabetes, alto colesterol e outros potenciais fatores de risco, os pesquisadores descobriram que as mulheres do grupo de maior consumo de lácteos tiveram 21% menos risco de desenvolver diabetes tipo 2 do que as do grupo de menor consumo de lácteos.
Esta associação benéfica foi aparentemente atribuída ao consumo de produtos lácteos desnatados, em mulheres de meia idade ou mais velhas.
O mecanismo causador deste efeito não está claro, e os pesquisadores disseram que são necessárias mais pesquisas para confirmar os resultados e elucidar os ingredientes ativos.
Entretanto, quando os pesquisadores ajustaram para teor de vitamina D, cálcio, magnésio, gordura e fibras dos produtos lácteos, a associação entre o consumo de lácteos e diabetes ainda continuou presente. Isso sugere um potencial papel de outros nutrientes do leite, possivelmente proteínas.
A reportagem é de Stephen Daniells para o site Nutraingredients.com.
EUA: lácteos desnatados podem reduzir riscos de diabetes em mulheres
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.