EUA: indústria ganha espaço no mercado internacional

A indústria de lácteos dos Estados Unidos começou a ganhar cada vez mais espaço no mercado internacional desde 2004, algo impensado há poucos anos. Isso porque, entre 2000 e 2004, o Governo federal comprou cerca de 226,8 milhões de quilos de leite em pó desnatado pelo Programa de Suporte ao Preço do Leite (MPSP) porque não existia mercado comercial para o produto.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A indústria de lácteos dos Estados Unidos começou a ganhar cada vez mais espaço no mercado internacional desde 2004, algo impensado há poucos anos. Isso porque, entre 2000 e 2004, o Governo federal comprou cerca de 226,8 milhões de quilos de leite em pó desnatado pelo Programa de Suporte ao Preço do Leite (MPSP) porque não existia mercado comercial para o produto. Quase 63,5 milhões de quilos adicionais de leite em pó desnatado receberam subsídios do Governo pelo Programa de Incentivo às Exportações de Lácteos (DEIP) durante o mesmo período.

No entanto, há dois anos, o mundo começou a se voltar ao leite em pó dos EUA. Em 2004, as exportações totais desse produto mais que dobraram com relação a 2003, atingindo 231,786 milhões de quilos. Uma vez que somente 47,627 milhões de quilos receberam subsídios do DEIP neste ano, quase 80% do leite em pó exportado foi feito sem subsídios.

Em 2005, não houve exportações subsidiadas pelo DEIP nem compras pelo MPSP e, mesmo assim, o total das exportações de leite em pó aumentou para 277,6 milhões de quilos, o que representa mais de 40% de todo o leite em pó produzido no país no ano passado.

Durante os primeiros oito meses de 2006, as exportações de leite em pó dos EUA quase alcançaram as vendas de 2005, ficando em 202,756 milhões de quilos versus 209,1 milhões de quilos do ano anterior, novamente sem os subsídios do DEIP.

Além disso, o preço no mercado mundial para leite em pó durante os últimos 30 meses excederam o preço médio no mercado dos EUA, algumas vezes a uma margem substancial. De março a junho de 2006, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) comprou mais de 28,5 milhões de quilos de leite em pó desnatado pelo MPSP a US$ 1,76 o quilo. No entanto, o preço mundial do leite em pó esteve bem acima do preço no mercado dos EUA e do preço de compra do USDA.

As exportações de soro de leite e lactose dos EUA também estão crescendo. Em 2005, as exportações de soro de leite representaram 40% de toda a produção do país e estas continuam aumentando, já crescendo durante os primeiros oito meses de 2006 em 23% com relação ao ano anterior. As exportações de produtos de lactose em 2005 representaram mais de 60% de toda a produção dos EUA e, até agora neste ano, essas exportações aumentaram 17% com relação ao ano anterior.

A reportagem é do economista chefe da Associação Internacional de Alimentos Lácteos (International Dairy Foods Association - IDFA), Bob Yonkers.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?