EUA: indústria desenvolve iniciativa de sustentabilidade

Da fazenda ao consumidor, líderes da indústria de lácteos dos Estados Unidos se uniram para lançar uma ampla iniciativa de sustentabilidade que estimulará inovações na indústria, melhorará o desempenho ambiental e a posição da indústria para futuras demandas do mercado.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Da fazenda ao consumidor, líderes da indústria de lácteos dos Estados Unidos se uniram para lançar uma ampla iniciativa de sustentabilidade que estimulará inovações na indústria, melhorará o desempenho ambiental e a posição da indústria para futuras demandas do mercado.

Três organizações nacionais de lácteos - Dairy Management Inc. (DMI), National Milk Producers Federation (NMPF) e  International Dairy Foods Association (IDFA) - disseram que a nova iniciativa unirá produtores, processadores, distribuidores, varejistas e outros na cadeia de fornecimento de lácteos para alcançar a sustentabilidade.

"A indústria de lácteos reconhece o número crescente de pessoas que se preocupam com a saúde e os impactos ambientais dos produtos que compram", disse o diretor executivo do DMI, Tom Gallagher. "Precisamos fazer tudo o que pudermos para garantir que os consumidores saibam que a indústria de lácteos está comprometida em melhorar suas vidas, tanto nutricionalmente como ambientalmente".

A iniciativa identificará inovações-chave na cadeia de oferta que, como parte de um amplo esforço de sustentabilidade, pode ajudar a posicionar os lácteos como um produto preferido entre os consumidores socialmente conscientes que estão crescendo cada vez mais. Entre as áreas de foco estará a identificação de oportunidades para reduzir o consumo de energia e os custos na produção e processamento de leite, bem como impulsionar as oportunidades de rendimento nas fazendas nos mercados emergentes de energia "verde".

"Queremos nos certificar de que nossa indústria esteja bem posicionada para aproveitar as futuras oportunidades - tanto em termos de créditos por reduções nas emissões de gases estufa, como também no desenvolvimento de novos produtos e mercados para o leite", disse o diretor executivo da NMPF, Jerry Kozak. Essa iniciativa ajudará a identificar oportunidades para os produtores de leite gerarem receitas adicionais de mercados emergentes de energia através da captura do metano e de outras inovações.

"Também reconhecemos que a sustentabilidade precisa ser definida em uma forma ampla que reconheça os benefícios sócio-econômicos que as fazendas leiteiras podem fornecer", disse Kozak.

Atualmente, cerca de 30% dos consumidores dos EUA compram produtos baseados nos atributos de saúde e sustentabilidade, de acordo com o Natural Marketing Institute. Esse segmento de rápido crescimento hoje representa cerca de US$ 227 bilhões em poder de compra. Pesquisas recentes indicam que 85% das companhias de produtos ao consumidor têm políticas de sustentabilidade (GMA/Deloitte).
 
Como parte da iniciativa, as três organizações de lácteos começaram seus esforços para analisar as chamadas pegadas de carbono do leite, da produção na fazenda até o processamento e distribuição varejista, chegando no consumo. Esta análise ajudará a identificar potenciais oportunidades de inovação e possíveis melhores práticas que possam reduzir o uso de energia e aumentar as vendas dos lácteos. A reportagem é da Dairy Herd Management.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Déborah da Costa Tavares
DÉBORAH DA COSTA TAVARES

SÃO LUÍS DE MONTES BELOS - GOIÁS - ESTUDANTE

EM 08/05/2008

Nossa, como estudante de tecnologia em laticínios fico muito feliz de ler este artigo e deparar com esse projeto de sustentabilidade vinda do setor lácteo, e que isso se torne de exemplo para todas as empresas do mundo. Pois no mercado não devemos só estar de olho no capital, mas conservar nosso meio ambiente tanto pra nos como para nossas futuras gerações. Parabéns! neste período da minha faculdade estou tendo a disciplina de gestão e legislação ambiental e tratamento de resíduos, e não poderia ser melhor, como ler este artigo que trata de questões ambientais.
Qual a sua dúvida hoje?