A indústria de lácteos dos Estados Unidos está tendo que mudar suas atitudes com relação aos mercados de exportação, em meio à crescente demanda internacional tanto por produtos elaborados, como por por produtos básicos, informou o Conselho de Exportação de Lácteos dos EUA (US Dairy Export Council, USDEC).
O USDEC disse ao site Dairy Reporter que os processadores do país estão agora tendo que desenvolver estrategicamente suas operações tanto nos mercados estabilizados como nos emergentes para garantir sobrevivência de longo prazo.
Os comentários do USDEC foram feitos após a publicação de uma nova pesquisa feita pelo Rabobank o qual mostrou que as exportações de lácteos dos EUA cresceram 24% em 2007, para 1,4 milhão de toneladas, representando 11% da produção total de leite da indústria no ano, enquanto em 2002 essa participação era de 5%. Segundo o Rabobank, em valor as exportações cresceram 59% no ano passado, para US$ 2,9 bilhões.
De acordo com o conselho, os produtores do país vem há muito tempo exportando ingredientes desidratados para processamento como soro de leite e lactose, mas vêm ocorrendo um recente aumento na demanda por seus queijos e gordura do leite.
Entre setembro e janeiro, as exportações de queijos fabricados nos EUA aumentaram 52% com relação ao mesmo período do ano anterior, para 47.616 toneladas, de acordo com dados do USDEC. As vendas do país de gordura do leite para os mercados externos aumentaram em 10 vezes com relação ao ano anterior, para 32.536 toneladas.
Os mercados vizinhos do México, com aumento de 20% desde 2002, e Canadá foram os destinos mais significantes para as exportações de lácteos dos EUA devido à sua proximidade geográfica e vantagens financeiras relacionadas a tarifas.
Na China, o volume de soro de leite e lactose importado dos EUA aumentou em 70%, enquanto os mercados consumidores mais desenvolvidos da região como Japão e Coréia do Sul estão comprando cada vez mais produtos lácteos com valor agregado, disse o USDEC.
"Sabe-se que os lácteos não faziam parte da dieta asiática. Porém, o crescente reconhecimento dos benefícios dos lácteos para a saúde, não somente através dos produtos principais como o leite, mas também através de produtos funcionais como o iogurte e as bebidas lácteas fortificadas, têm criado uma nova geração de consumidores de lácteos para toda a vida". É esperado um maior crescimento dentro destes mercados em particular de acordo com o conselho.
EUA: indústria de lácteos repensa planos de exportação
A indústria de lácteos dos Estados Unidos está tendo que mudar suas atitudes com relação aos mercados de exportação, em meio à crescente demanda internacional tanto por produtos elaborados, como por por produtos básicos, informou o Conselho de Exportação de Lácteos dos EUA (<i>US Dairy Export Council</i>, USDEC).
Publicado por: MilkPoint
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