EUA: empresa produz gás natural a partir de esterco

Em uma fazenda leiteira no Estado da Califórnia, a empresa PG&E Corp está produzindo gás natural derivado de esterco, como uma nova forma de fornecer energia renovável e limpa às casas da região. O <i>Vintage Dairy Biogas Project</i> tem o objetivo de fornecer gás natural necessário para abastecer 1200 casas por dia, disse o produtor de leite, David Albers.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Em uma fazenda leiteira no Estado da Califórnia, a empresa PG&E Corp está produzindo gás natural derivado de esterco, como uma nova forma de fornecer energia renovável e limpa às casas da região. O Vintage Dairy Biogas Project tem o objetivo de fornecer gás natural necessário para abastecer 1200 casas por dia, disse o produtor de leite, David Albers.

Além de ser sócio na fazenda Vintage Dairy, que tem 5000 cabeças, Albers também é presidente da BioEnergy Solutions, companhia que financiou e construiu a fábrica, informou a Reuters.

À medida que o esterco bovino se decompõe, produz metano, um gás estufa mais potente do que o dióxido de carbono. Cientistas disseram que o controle das emissões de metano dos animais como vacas seria um importante passo no controle da mudança climática.

O metano pode ser capturado e tratado para produzir gás renovável, e o Governo da Califórnia pretende produzir energia renovável na ordem de pelo menos 20% de seu fornecimento de eletricidade até 2010. A PG&E espera que este número chegue a 14% neste ano, graças à parceria com a BioEnergy Solutions.

Para obter o gás natural do esterco bovino, a Vintage Dairy primeiro lava o esterco em uma fossa octagonal grande, aumentando o teor de água para 99%. O esterco é, então, bombeado para uma lagoa coberta, primeiro passando através de um filtro que filtra sólidos grandes que eventualmente são reciclados como camas de vacas.

A lagoa coberta, ou "digestor", é do tamanho de quase cinco campos de futebol americano e tem cerca de 10 metros de profundidade. Elas são revestidas com plástico para proteger os lençóis freáticos, e têm concreto em suas margens.

O gás é canalizado para um pequeno aparelho onde é tratado com sulfato de hidrogênio e de dióxido de carbono. O produto final é próximo a "metano 99% puro", de acordo com o diretor operacional da BioEnergy, Thomas Hintz. Uma vez tratado, o gás é injetado no encanamento da PG&E, onde será enviado à planta de energia de Northern Califórnia.

As empresas envolvidas no projeto estão avaliando outras opções de fazendas leiteiras na Califórnia que estejam interessadas em fazer o mesmo. Uma segunda fazenda leiteira na região de Fresno já concordou em se unir ao projeto da Vintage Dairy, e Albers estimou que o gás produzido pelas duas fazendas combinadas poderá abastecer 2500 casas por dia.
Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

MAURO
MAURO

BOM JESUS DO GALHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/12/2012

eu vi no quartel da policia florestal em timoteo o sistema biodigestor e achei muito interessante ,gas natural nao poluente  feito atravez das fezes das vacas e obtendo uma grande  economia ,nao polui a natureza.
wilson tarciso giembinsky
WILSON TARCISO GIEMBINSKY

PARACATU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 15/03/2008

Vanderlei Zeni, concordo contigo. Em 1979 trabalhei em uma granja, e frigorífico de suinos em Mairinque (SP), que iniciou um projeto deste tipo para abastecer a granja e o frigorífico. Ficou no meio do caminho. O administrador começou a investir em obras sociais (casas, clube, creche e hospital para os funcionários) e faltavam camaras frigoríficas. O abatedouro ficou pequeno, a granja produzia e o frigorífico não dava conta. Faliu, e os funcionários ficaram desempregados, inclusive eu.
amaury resende mancilha
AMAURY RESENDE MANCILHA

ARAÇATUBA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/03/2008

Gostaria de saber se existe algo relacionado em funcionamento aqui no Brasil,caso exista,me passe o contato. Agradeço e parabéns pela matéria.
Vanderlei Carlos Zeni
VANDERLEI CARLOS ZENI

ÁGUAS DE CHAPECÓ - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/03/2008

E no Brasil, quando um biodigestor será viável? Vemos matéria nas revistas e telejornais que empresas brasileiras estão implantando sistemas de biodigestão nas propriedades suínicolas, mas até hoje não vimos nada ainda.

Onde está o dinheiro dos créditos de carbono, quem esta enchendo o bolso? Se formos a um banco financiar um biodigestor além da burocracia enfrentada, os benefícios do mesmo não paga os custos de implantação.

O que fazer, chamar os americanos? Na década de 80 aqui no estado, distribuiram alguns biodigestores para alguns produtores, mas como no Brasil energia tem que ser de hidrelétrica, transporte de caminhão, em vez de metrô, onibus e engarafamento, quero ver quando esta moda de energia renovável vai mesmo pegar aqui.

Ate agora futuro é só um sonho bobo de quem trabalha e paga imposto. Quando nosso país será sério para seu povo, e fará algo para quem produz a comida que é dada a quem não trabalha; como vamos acabar com os problemas deste país tão grande e produtivo que temos?

Hoje produtor é tratado como bandido, que desmata polui e não paga as contas.

Precisamos que governo e produtores sentem e tratem seriamente deste caso, um país como o nosso com vários ecosistemas não pode ter uma legislação só para todos eles.

E aí Lula, ministra do meio ambiente, senadores, deputados, diretores de agroindústrias, promotores, e produtores não é hora de mudar este quadro e fazer o Brasil andar para frente?

Biodigestor é uma ótima saída para melhorar o mundo, vamos dar as mãos e mudar isso.
Qual a sua dúvida hoje?