A nova companhia dos Estados Unidos, Origo Biosciences, descobriu a presença de uma imunoglobulina anti-colesterol no leite e está pesquisando sua comercialização como um ingrediente para alimentos funcionais. Esse ingrediente talvez possa substituir os esteróis vegetais.
As pesquisas até agora têm mostrado resultados positivos para a capacidade de uma proteína de ocorrência natural, chamada anti-colesterol, de se ligar ao colesterol no trato digestivo humano e evitar sua absorção para a corrente sangüínea. Os esteróis vegetais são atualmente os únicos inibidores de colesterol usados em alimentos, de acordo com o co-fundador da Origo, Jon Brendsel, e os produtos lácteos são os alimentos mais comuns trazendo esses esteróis - o que facilitaria o uso de um ingrediente originário do leite.
O anti-colesterol foi previamente identificado no soro bovino. Brendsel e sua equipe começaram a conduzir testes para ver se esta substância também estava presente no leite, uma vez que este contém uma série de anticorpos - em particular o colostro, que fornece a imunidade inicial aos recém-nascidos.
No ano passado, a Origo desenvolveu uma estratégia para trazer este produto ao mercado. A empresa, então, registrou uma patente de sua descoberta e a registrou a marca "Anticholesterol".
Atualmente a companhia está envolvida em discussões com fabricantes para estabelecer a melhor fonte do anticorpo, seja de proteínas concentradas do soro de leite, do colostro ou de proteínas do leite.
A Origo está também trabalhando com os produtores para garantir a consistência dos níveis de anticorpos e para educá-los sobre as formas de manter mais bioatividade. A empresa também busca formas de concentrar os níveis de imunoglobulina.
A companhia também conduziu testes in vitro para medir o nível da inibição do colesterol pela imunoglobulina. Brendsel destacou que os resultados precisam ser observados com cautela sem o apoio dos testes in vivo, mas os dados obtidos sugerem que esta imunoglobulina pode inibir o colesterol de 60% a 80%. Testes similares usando esteróis vegetais mostraram que eles somente têm um efeito inibidor de 30% a 40%.
O primeiro estudo animal usando o Anticholesterol está sendo feito atualmente, com mais planejamento, e espera-se a realização de um estudo com humanos em breve.
A reportagem é de Jess Halliday para o site Dairy Reporter.
EUA: descoberta imunoglobulina anti-colesterol no leite
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.