Reportagem de Libby Quaid para o Associated Press informou que a maior companhia de lácteos dos Estados Unidos, Dean Foods Co., disse que seus clientes e consumidores não querem leite de vacas clonadas, apesar de o Governo do país ter aprovado a carne e o leite e animais clonados enquanto conduz mais estudos. A companhia, de US$ 10 bilhões, é dona da Land O'Lakes e da Horizon Organics, entre várias outras marcas.
"Várias pesquisas mostraram que os norte-americanos não estão interessados em comprar produtos lácteos que contêm leite de vacas clonadas e a Dean Foods está respondendo às demandas de nossos consumidores".
Pesquisadores do Governo dos EUA disseram que não há virtualmente nenhuma diferença entre vacas clones e convencionais. O FDA (Food and Drug Administration) deu, em dezembro passado, uma aprovação preliminar para carne e leite de animais clonados e poderá conceder aprovação final até o final do ano.
O Governo pediu aos produtores que voluntariamente mantenham suas vacas clonadas fora da cadeia de fornecimento de alimentos até a aprovação final pelo FDA.
Companhias menores, como Ben & Jerry`s Ice Cream e Organic Valley já tinham dito anteriormente que se opunham ao leite de vacas clones. As companhias de lácteos estão preocupadas que a aceitação do leite de vacas clones possa afastar as pessoas dos produtos lácteos. Até agora, a opinião pública está misturada.
Uma pesquisa feita em setembro pela Pew Initiative on Food and Biotechnology mostrou que 64% dos participantes se sentiam desconfortáveis com a clonagem de animais. Uma pesquisa feita em dezembro pela Universidade de Maryland mostrou que a mesma porcentagem compraria, ou consideraria comprar, esses alimentos se o Governo dissesse que eram seguros.
A porta-voz da Dean Foods, Marquerite Copel, disse que a companhia respeita o FDA, "mas temos uma base de clientes e consumidores". A companhia não disse se usaria o leite dos filhos dos animais clonados. As empresas de clonagem disseram que a proposta da clonagem não é colocar muitos animais na cadeia de fornecimento de alimentos, mas sim, a meta é fazer uma cópia genética de um animal superior e, então, colocar suas crias na cadeia de alimentos.
EUA: Dean Foods rejeita leite de vacas clonadas
Reportagem de Libby Quaid para o <i>Associated Press</i> informou que a maior companhia de lácteos dos Estados Unidos, Dean Foods Co., disse que seus clientes e consumidores não querem leite de vacas clonadas, apesar de o Governo do país ter aprovado a carne e o leite e animais clonados enquanto conduz mais estudos.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.