As três rodadas de abates de rebanhos do CWT realizadas no ano passado foram a principal razão pela qual os números de vacas leiteiras caíram acentuadamente em 2009, "mas os números vêm subindo desde o final do ano", disse o presidente e diretor executivo da Federação Nacional de Produtores de Leite dos Estados Unidos (NMPF, sigla em inglês), que administra o CWT, Jerry Kozak. "Essa última rodada de abates pressionará para baixo os números de vacas, necessário para que nossa indústria alinhe melhor oferta e demanda".
A partir da próxima semana, começarão as auditorias do CWT em fazendas, visitando aquelas cujas propostas foram aceitas, avaliando os registros de produção de leite, contando vacas e, então, identificando as vacas destinadas ao abate. Todos os produtores serão notificados até 30 de julho se sua proposta está entre as aceitas nessa rodada de abates de rebanhos, a décima que a CWT conduziu desde 2003.
Gráfico 1. Preço do leite Classe III (em US$/kg) e influência das rodadas de abate (em destaque).
Uma vez que os auditores do CWT aprovarem os rebanhos aceitos durante o processo de propostas, os produtores terão 15 dias para enviar seus animais para plantas de processamento. O CWT novamente fornecerá a cada um dos produtores as diretrizes de manejo animal da NMPF para que sejam feitos de forma adequada os abates e transporte dos animais, disse Kozak.
Os produtores cujas ofertas forem aceitas nessa rodada de abates serão pagos em duas prestações: 90% do valor de 12 meses de produção de leite serão pagos quando se verificar que todas as vacas foram enviadas ao abate e os 10% restantes mais juros serão pagos ao final de 12 meses após a auditoria na fazenda, se tanto produtor como sua propriedade leiteira - seja própria ou alugada - não se envolverem na produção comercial e venda de leite durante o período.
Nas três rodadas de abates que o CWT realizou em 2009, o programa removeu um total de 200.000 vacas e 1,81 bilhão de litros de leite.
As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Você já escolheu entre os 5 indicados à 2ª fase do Prêmio Impacto? Clique aqui, escolha e concorra a um iPod Touch.