Quando têm opção, crianças em idade escolar preferem o leite em embalagens plásticas do que em caixas de papel. De fato, os resultados de uma nova pesquisa feita nos Estados Unidos mostraram que 94% das crianças em idade escolar escolheram o plástico ao invés do papel. As razões citadas para isso incluem melhor sabor e maior facilidade ao abrir a embalagem.
O estudo foi conduzido pela Peryam & Kroll Research Corp a pedido do Conselho Nacional de Lácteos dos EUA, que é um braço de nutrição e educação do programa dairy checkoff - que promove o consumo de leite nos EUA com um fundo arrecadado com uma contribuição dos produtores do país. Um total de 308 crianças em idade escolar em quatro mercados participou da pesquisa. Cada participante foi exposto a uma caixa de papel e a uma garrafa plástica do mesmo sabor, com os mesmos desenhos, o mesmo nível de gordura e com a mesma marca.
Outras descobertas interessantes da pesquisa incluem:
- 83% das crianças em idade escolar disseram que o leite escolar em garrafas plásticas era "melhor em tudo" comparado com o mesmo leite embalado em caixas de papel;
- 86% das crianças em idade escolar disseram que as garrafas plásticas eram "mais fáceis de beber";
- 67% das crianças em idade escolar disseram que o leite em garrafas plásticas "tinha um sabor melhor" do que o leite em caixas de papel.
"Este estudo confirma que os estudantes vêem uma diferença clara entre o leite servido em caixas de papel comparado com as embalagens plásticas", disse o vice-presidente de marketing nas escolas do Conselho Nacional de Lácteos, Rick Naczi. "É interessante ver que o leite servido resfriado em embalagens plásticas e em uma variedade de sabores ajuda as crianças a beberem mais leite que precisam para se manterem fortes e saudáveis".
Atualmente, quase um milhão de estudantes em 1,5 mil escolas dos Estados Unidos estão saboreando leite resfriado em garrafas plásticas.
Esta pesquisa ajuda a apoiar a idéia de porque o leite deve ser parte das mudanças nas escolas para dar aos alunos opções de alimentos e bebidas mais saudáveis. O presidente dos EUA, George W. Bush, tornou lei o Ato de Nutrição Infantil e Re-autorização do programa WIC (programa especial de nutrição para mulheres, bebês e crianças) de 2004, requerendo que todas as escolas que estão no programa federal de alimentação desenvolva sua própria política de saúde até o fim de 2006. A lei requer que sejam determinadas metas para educação nutricional, atividade física, outras atividades escolares e que sejam desenvolvidos padrões nutricionais para alimentos e bebidas oferecidos dentro das escolas.
O leite deve ser parte importante da política de saúde das escolas, à medida que é neste local em que muitas crianças obtêm grande parte de sua nutrição diária. Estudos mostram que quando as crianças bebem leite no lanche, têm uma maior ingestão de vários nutrientes importantes, como cálcio, zinco, potássio e vitaminas A e D.
Fonte: National Dairy Council, publicado em Dairy Herd Management, adaptado por Equipe MilkPoint
EUA: crianças preferem leite em embalagens plásticas
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

CEZAR PIMENTA GUIMARÃES
PONTA GROSSA - PARANÁ - EMPRESÁRIO
EM 13/09/2005
O importante da matéria, além do resultado da pesquisa, considero que todo professor(a), bem como político deveria conhecer a posição de governo estadunidense quanto ao Ato de Nutrição Infantil e ao programa WIC. Os subdensenvolvidos o são, por falta de programas semelhantes. O Paraná está desenvolvendo um excelente programa nesse sentido, vamos ver se continua mesmo se outros políticos forem eleitos. ESSES PROGRAMAS DEVERIAM SER OBRIGATORIOS, ASSIM COM SUA CONTINUIDADE, permitindo que essas gerações tenham capacidade de escolher adequadamente seus representantes.