EUA: Consumo de queijos puxa demanda por lácteos

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Dados recentes divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmam que o consumo de queijos no país continua sendo uma importante força na demanda geral por produtos lácteos. O consumo per capita de queijos em 2004 cresceu em 0,363 quilos com relação ao ano anterior - o maior aumento anual em cinco anos - atingindo o recorde de 14,17 quilos. Apesar de esta tendência estar sendo construída nas últimas três décadas, é interessante notar que os norte-americanos têm ampliado a variedade de queijos escolhidos para consumo.

Especificamente, o consumo per capita de queijos tem crescido quase três vezes desde 1970, quando o consumo era de 5,157 quilos. Nesta época, mais de 61% dos queijos consumidos nos EUA eram do tipo Americano, com a maioria sendo de cheddar. Hoje, somente 41% de todo o queijo consumido no país é do tipo Americano. Ao mesmo tempo, o consumo de queijos tipo italiano (liderados pela mussarela) aumentou muito, de 907,185 gramas em 1970 para 5,842 quilos em 2004. Agora, os norte-americanos consomem quase a mesma quantidade de queijos tipo Americano e Italiano.

O consumo de queijos que não são tipo Americano ou Italiano também está aumentando, com o consumo per capita nesta categoria crescendo para 2,477 quilos em 2004. Queijos nesta categoria incluem queijo suíço, Blue e queijos tipo hispânicos. Apesar de alguns desses queijos naturais serem consumidos na forma de queijos processados, queijos cremosos ou outros produtos, é importante notar que o consumo per capita desses produtos tem caído, de um pico de 3,973 quilos em 1996 para somente 3,479 quilos em 2004.

As mudanças nos padrões de consumo de queijos refletem as mudanças nas tendências de produção de queijos nos EUA. Desde 1999, a produção total de queijos tipo Americano no país cresceu menos de 5%, para 1,696 bilhão de quilos em 2004. Durante o mesmo período, a produção de queijos tipo Italiano cresceu 16% para 1,66 bilhão de quilos. Com os norte-americanos consumindo uma maior quantidade de outros tipos de queijos, a indústria de lácteos dos EUA respondeu; a produção de queijo suíço aumentou em 28% desde 1999, para 127,459 milhões de quilos, e a produção de queijos hispânicos aumentou para 64,41 milhões de quilos em 2004, aumento de 65% desde 1999.

Muitos analistas da indústria acreditam que a expansão do gosto por uma variedade maior de queijos da população dos EUA continuará direcionando o crescimento por muitos anos. Mesmo os dados mais recentes do USDA mostrando que o consumo per capita de queijos nos EUA foi de mais de 14 quilos, este nível continua bem mais baixo que o consumo em outros países. Na Europa, o consumo per capita de queijos em média é de mais de 18,6 quilos e, na Islândia, este consumo estimado é de mais de 22,68 quilos.

Fonte: Associação Internacional de Alimentos Lácteos (International Dairy Foods Association - IDFA), por Bob Yonkers, adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?