Importantes regiões produtoras de leite e grãos dos Estados Unidos estão sofrendo com as condições climáticas extremas, que poderão ter um impacto negativo na produção de leite e na estação de colheita de grãos no verão.
A região do Meio-Oeste foi bastante afetada pelas chuvas torrenciais. As regiões sudoeste e central de Wisconsin foram as mais severamente afetadas do Estado, que é um grande produtor de leite. O governador Jim Doyle declarou estado de emergência para 30 regiões do Estado, e uma série de pequenas comunidades foram evacuadas devido às inundações.
A porta-voz do Departamento de Agricultura, Comércio e Proteção ao Consumidor de Wisconsin, Robin Engel, disse que ainda não dá para fazer uma avaliação completa do impacto das enchentes na indústria de lácteos. No entanto, ela disse que existem vários relatos de fazendas destruídas e quedas de energia. "Também existe a preocupação de que uma grande quantidade de forragens foi destruída com as inundações em um momento em que os custos dos alimentos animais já estão prejudicando as margens de lucros".
Já em Cedas Rapids, Iowa, o rio Cedar River está atualmente a 6 metros acima do nível e já inundou a cidade, incluindo a planta de produtos lácteos fermentados da Swiss Valley Farms. "A planta está temporariamente fechada até que a água seja retirada", disse a vice-presidente de recursos humanos da Swiss Valley Farms, Debbie Sullivan. Ela disse que não sabe qual o estrago ocorrido na planta e se terá condições de voltar a funcionar.
O Estado de Indiana também passou por condições climáticas severas, levando o Governador do Estado, Mitch Daniels, pedir que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) declare calamidade rural em 44 regiões de Indiana devido às tempestades e às inundações que prejudicaram o gado e os grãos.
Ao mesmo tempo, o Estado da Califórnia passa por uma seca severa, após dois anos de chuvas abaixo da média. Oficiais disseram que o Estado está enfrentando perdas catastróficas nos grãos e muitas comunidades estão racionando a água.
O Governador do Estado, Arnold Schwarzenegger, pediu ações imediatas por parte do Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia, incluindo facilitação de transferência de água para responder às faltas emergenciais, melhoria na eficiência do uso da água e coordenação com parceiros estaduais, federais e locais para dar assistência a fornecedores de água e para ajudar os agricultores que sofreram perdas.
O diretor executivo da Western United Dairymen, Michael Marsh, disse que a região de Modesto, na Califórnia, não recebeu chuvas desde fevereiro e não espera alívio até novembro. A maioria das plantações do Estado é irrigada e oficiais locais do Estado estão falando de cortes. Ele disse que, atualmente, ter acesso à água e os aumentos dos custos dos insumos são os desafios para a indústria. Entretanto, disse que se o Estado tiver outra onda de calor como ocorreu em 2007, a produção de leite também será afetada.
A reportagem é do Cheese Market News.
EUA: condições climáticas extremas causam problemas
Importantes regiões produtoras de leite e grãos dos Estados Unidos estão sofrendo com as condições climáticas extremas, que poderão ter um impacto negativo na produção de leite e na estação de colheita de grãos no verão.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.