As companhias processadoras de lácteos dos Estados Unidos estão cada vez mais buscando fornecedores de leite livre de somatotropina bovina recombinante (rBST), à medida que a demanda por alimentos livres de aditivos começa a exercer sua influência no mercado.
No mês passado, a Dean Foods, maior processadora e distribuidora de leite e produtos lácteos do país, tornou-se a última companhia a oferecer leite livre de rBST. A companhia lançará os produtos em New England.
De acordo com a empresa de análise de mercado de orgânicos, Organic Monitor, os consumidores estão comprando cada vez mais produtos orgânicos e alimentos e bebidas livres de hormônios, já que consideram esses produtos como mais saudáveis e naturais. Isso inclui a demanda por produtos lácteos livres de hormônios.
A Monsanto, que produz o rBST sintético, estima que cerca de um terço do rebanho leiteiro dos EUA recebe o hormônio de crescimento, mas a prática é proibida no Japão, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e na maior parte da União Européia (UE).
O que está contribuindo com a queda no uso do rBST é a demanda dos consumidores por alternativas orgânicas em seus produtos alimentícios. A demanda é particularmente notável na região nordeste dos EUA. O sucesso das pequenas companhias de lácteos estimulou as grandes companhias a se unir ao movimento anti-hormônio. Neste sentido, a Dean Foods disse que a tendência regional não afetará a estratégia nacional da companhia, que planeja continuar sendo um fornecedor de diversos produtos com e sem rBST.
Membros de dentro da indústria acreditam que qualquer lançamento nacional de produtos livres de rBST requereria uma análise do impacto nos produtores.
O Food and Drug Administration (FDA) tornou legal o uso do rBST em novembro de 1993, apesar das objeções de grupos de consumidores. O FDA e o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) não requerem rotulagem da presença do rBST nos produtos lácteos. Entretanto, alguns produtores orgânicos começaram a usar a afirmação "livre de rBST" no rótulo para promover suas marcas.
A reportagem é de Sean Roach para o site Dairy Reporter.
EUA: Companhias buscam leite livre de hormônios
As companhias processadoras de lácteos dos Estados Unidos estão cada vez mais buscando fornecedores de leite livre de somatotropina bovina recombinante (rBST), à medida que a demanda por alimentos livres de aditivos começa a exercer sua influência no mercado.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.