Os resíduos alimentícios gerados pelo processamento de queijos poderão em breve ser usados para a produção de energia em uma fábrica dos Estados Unidos. Segundo o site Dairy Reporter, a planta de queijos Fairview Swiss, na Pensilvânia, pertencente a John Koller & Son, em breve obterá parte da energia do biogás feito a partir dos resíduos como soro de leite, de acordo com o Departamento de Agricultura da Pensilvânia.
À medida que os processadores continuam enfrentando crescentes custos de commodities e de energia, estão cada vez mais buscando fontes de energia alternativa para obter maior eficiência de custos em suas operações e cumprir com as metas de corte de emissão de carbono.
Através da construção de um digestor anaeróbico, a planta usará seu próprio fornecimento de soro de leite, juntamente com outros materiais do grupo alimentício Joy Cone para a produção de 1,133 metros cúbicos de biogás por ano, segundo o Departamento de Agricultura. Isso será equivalente a 0,793 metros cúbicos de gás natural.
O biogás, através da caldeira da planta, produzirá vapor e eletricidade para abastecer o processamento de queijo no local, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis.
Além de oferecer potenciais benefícios energéticos, toda a água residual do processamento será enviada a uma estação de tratamento, onde os sólidos podem ser removidos para produzir água limpa para reuso.
O financiamento de US$ 2,2 milhões do projeto veio em parte da John Koller & Son e em parte do Fundo de Empréstimo para Maquinaria e Equipamentos do Departamento de Agricultura da Pensilvânia.
EUA: companhia produz biogás à base de soro de leite
Os resíduos alimentícios gerados pelo processamento de queijos poderão em breve ser usados para a produção de energia em uma fábrica dos Estados Unidos. Segundo o site <i>Dairy Reporter</i>, a planta de queijos Fairview Swiss, na Pensilvânia, pertencente a John Koller & Son, em breve obterá parte da energia do biogás feito a partir dos resíduos como soro de leite, de acordo com o Departamento de Agricultura da Pensilvânia.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
ROBSON LIRA
ESPIGÃO D'OESTE - RONDÔNIA - ESTUDANTE
EM 26/10/2014
Paulo Scarcelli, boa tarde.
Há sim a possibilidade de produção do etanol.
Já li alguns artigos sobre o assunto, e também vi noticias de um laticínio na Europa que sua energia provem do etanol.
Tudo de bom.
Att.
Robson F. Pacheco de Lira
Técnico em Segurança do Trabalho
Há sim a possibilidade de produção do etanol.
Já li alguns artigos sobre o assunto, e também vi noticias de um laticínio na Europa que sua energia provem do etanol.
Tudo de bom.
Att.
Robson F. Pacheco de Lira
Técnico em Segurança do Trabalho

PAULO SCARCELLI
CAMBUÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 12/11/2007
Hoje um dos maiores problemas nas indústrias de laticínios sem dúvida nenhuma é a geração de soro. Fiquei muito feliz, pois sempre levantei essa questão sobre o aproveitamento do soro para produção de energia, será que é possível produzir etanol a partir do soro do queijo? O biogás, pela matéria do MilkPoint sim, será que não está na hora de pensarmos seriamente nisso, só ganho ao meio ambiente valeria muito, pois hoje tratamos os efluentes gerados pelo esgoto doméstico, água de lavagem etc.
O soro tem que ter outro destino, como alimentação animal ou secagem que vem onerar muito as indústrias, e mesmo na secagem o gasto de energia também é muito grande. Está na hora de pensarmos seriamente sobre esse assunto, pois o ganho ambiental seria enorme.
Paulo Scarcelli
LATICINIOS HELOISA
O soro tem que ter outro destino, como alimentação animal ou secagem que vem onerar muito as indústrias, e mesmo na secagem o gasto de energia também é muito grande. Está na hora de pensarmos seriamente sobre esse assunto, pois o ganho ambiental seria enorme.
Paulo Scarcelli
LATICINIOS HELOISA