Em abril, a Associação dos Consumidores de Orgânicos (Organic Consumers Association - OCA), dos Estados Unidos, lançou um boicote a duas marcas líderes de produtos lácteos orgânicos do país - Horizon (divisão da Dean Foods) e Aurora - por rotular de forma errada seus produtos como "USDA Organic", ou seja, produtos orgânicos segundo os padrões do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Todos os produtos da Aurora e grande parte do leite "orgânico" da Horizon são oriundos de propriedades onde as vacas são trazidas de fazendas convencionais e têm pouco ou nenhum acesso a pastagem. Após três meses, milhares de consumidores e várias cooperativas e lojas de alimentos naturais se uniram ao boicote. Agora, a OCA quer expandir o boicote a cinco redes varejistas que vendem os falsos produtos orgânicos da Aurora, incluindo a rede Costcos e a Safeway.
Além disso, a OCA está pedindo um boicote nas marcas de soja orgânica da Horizon - bebida a base de soja Silk e tofu White Wave - que começaram a deixar de comprar das fazendas orgânicas dos EUA para importar soja orgânica mais barata da China e do Brasil, que, segundo eles, são países onde os direitos trabalhistas e os padrões ambientais são usualmente violados.
A reportagem é do site Organicconsumers.org.
EUA: associação boicota orgânicos da Horizon e Aurora
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.