Estudo mostra que alimentos lácteos podem reduzir riscos de asma em crianças

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O consumo de leite integral, iogurtes e manteiga pode reduzir os riscos de asma em crianças, de acordo com uma pesquisa holandesa. O consumo de pão integral também parece oferecer alguma proteção contra a dificuldade respiratória, de acordo com o estudo, o que aumenta a sugestão de que os alimentos processados podem aumentar o potencial alérgico desta doença.

O pesquisador do Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio-Ambiente da Holanda, Alet Wijga, registrou os detalhes de dietas regulares de quase 3 mil crianças de dois anos de idade. Um ano depois, Wijga perguntou a seus pais se as crianças apresentaram diagnóstico recente de asma ou dificuldade respiratória.

Entre as crianças que beberam leite integral diariamente, 3,4% apresentaram casos recentes de asma, comparados com 5,6% daquelas que não beberam leite. Para aquelas que consumiram produtos lácteos, como iogurtes ou leite acrescido de sabor todos os dias, a taxa de asma foi de 13,7%, contra 18,4% daquelas que consumiram estes produtos com menor freqüência, ou não consumiram.

Para manteiga, a diferença foi ainda mais marcada, com somente 1,5% dos consumidores deste produto apresentando um diagnóstico recente de asma, comparado com 5,1% daqueles que não consumiram manteiga diariamente.

Alguma coisa na composição da gordura do leite pode proteger as crianças contra a asma, disse Wijga, cujo estudo foi publicado no periódico Thorax.

Alternativamente, o alto teor de gordura saturada nas dietas das criancas pode significar que elas estavam ingerindo menos gordura poli-insaturada, como óleos vegetais e margarinas - envolvidos no desenvolvimento da asma em um estudo separado, feito por pesquisadores do Hospital Royal Children, de Melbourne, Austrália.

A pesquisa também mostrou que ter um dos pais com histórico de asma dobrou os riscos para a criança.

É improvável que as crianças que consomem mais produtos lácteos têm menos asma porque seus pais têm maior consciência sobre a forma de vida saudável, disse Wijga, porque os alimentos lácteos geralmente não são associados aos constituintes típicos de uma dieta saudável. Os novos resultados são consistentes com as observações de que crianças que crescem em fazendas sofrem menos de asma do que aquelas que crescem em outros ambientes, disse ele.

A maioria destas pesquisas manteve seu foco na exposição das crianças às bactérias de origem animal e vírus, e foi baseada na teoria de que isso poderia preparar seu sistema imune, tornando-o menos sensível aos irritantes benignos. Mas, é possível que as crianças que vivem em fazenda sejam beneficiadas por ingerirem alimentos da fazenda.

O chefe do grupo de epidemiologia do Instituto Woolcock de Pesquisas Médicas de Sydney, Guy Marks, disse que os resultados indicam que a prática de excluir alimentos lácteos das dietas das crianças como forma de proteger contra alergia não tem valor.

Porém, esta "visão comum" de que os produtos lácteos não são bons para crianças com "condições mucosas" pode ser abandonada com os resultados da pesquisa holandesa, se os pais restringirem os alimentos lácteos somente para crianças que já apresentaram algum sintoma de alergia, disse Marks.

Fonte: Theage.com.au, adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?